15 de julho de 2011

DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM



O pastor joio



“Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante
a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas,
enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele,
semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”.
Mt 13:24-25


Heverton Oliveira



Blog do Heverton

Jesus já disse que nos últimos tempos, viriam muitos em seu nome e enganariam a muitos. Ora, a melhor maneira do falso enganar é se parecendo com o verdadeiro. Daí então Cristo usar a parábola do joio no meio do trigo para exemplificar os falsos profetas. A similaridade é tão grande que a Wikipédia, enciclopédia virtual, define a relação dos dois da seguinte maneira: “A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como ‘falso trigo’ ”.

Assim como o diabo semeou o joio no meio do trigo, ele continua a plantar falsos profetas no meio da igreja. Judas saiu da onde? Do meio dos apóstolos. Os hereges da história da igreja sempre saíram de dentro da igreja e Pedro afirmou que: “assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres”. (II Pd 2:1). Veja, o joio está sempre no meio do povo.

Assim como o diabo citou a bíblia para tentar enganar Jesus, muitos pastores citam a bíblia para pregar heresias. Estão no meio da gente, lêem a mesma bíblia que nós e olhando por talvez digamos: “É trigo!”, mas não, é “falso trigo”. Não se engane, o lobo vem sempre vestido como ovelha. O diabo sempre se apresenta como anjo de luz. E o joio é idêntico ao trigo, mas ainda assim não tem nada a ver com o trigo.

Como identificar um pastor joio para um pastor trigo? Um homem de Deus para um falso profeta?

1-Joio faz de tudo para estar por cima. O trigo sempre se dobra

Jesus disse que somente na hora da colheita, ou seja, que estavam maduros e crescidos é que poderíamos identificar o joio do trigo. Isto é verdadeiro por que você sabia que conforme o joio cresce para cima enquanto que o trigo cresce para baixo? Ou seja, o joio vai ficando em pé quanto cresce, enquanto que o trigo vai se dobrando conforme amadurece.

E se na natureza é assim, quanto mais na igreja. A uns dez anos surgiu no meio uma banda evangélica que se tornou um frisom. Arrastavam multidões no Brasil e exterior e levavam as pessoas ao delírio com testemunhos recheados de visões, anjos e uma infinidade de outras coisas miraculosas. Em algumas reuniões um dos lideres contando que estava ouvindo o som do anjo. Diante disso, muitas e muitas pessoas começavam a rolar no chão, chorar, gritar e por aí vai. No entanto, este ano o líder do grupo veio a publico e declarou: “Eu menti. Grande parte dos testemunhos não eram verdadeiros”.

Por que alguém faz algo como isto? É que o joio faz qualquer coisa para estar por cima. Para ganhar o mundo ele vende até a alma até vender a alma. Talvez este rapaz até seja trigo, mas estava agindo como joio.

E isto é apenas um exemplo, mas há pastores que abrem mão de seus valores, que comercializam a fé e muitas outras atitudes desesperadas de encher a igreja custe o que custar. Para se sentir um vencedor vale tudo, até dar o que o povo quer, mas que a gente sabe que não é o evangelho. Olha o que o povo disse para o profeta Isaias: “Não tenhas visões; e aos profetas: não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões”. (Is 30:10).

Sabe por que o povo gosta do pirata? É parecido, só que é mais barato.


Joio fala de si. Homem de Deus fala de Cristo

Esta e outra maneira para o joio se engrandecer. E ta aí a prova de que ele é falso, pois Cristo afirmou: Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro” (Jo5:21).

Quando perguntaram a João Batista se ele era Elias que estava para vir, ele apenas disse: “Eu não sou Elias, Ezequiel, eu não sou nada, sou apenas uma voz.” (Jo 1:23). Mas Jesus, todavia, afirmou sim que ele era Elias que estava para vir (Mt 17:12-13). Quem é de Deus de verdade, sabe que convém que Cristo cresça e que nós diminuamos.

E aqui não estou pregando falsa humildade, daqueles que vivem dizendo com a boca: “Eu não sou nada”, ao mesmo tempo em que sentem no coração: “Eu sou o máximo”. O arrogante só fala de si. O falso humilde diz que ele não é nada. O humilde de verdade não diz nada sobre si. Em seu evangelho Mateus menciona seu nome apenas duas vezes. Nas duas se dizendo como coletor de impostos. João nem mesmo menciona seu nome, apenas se declara como “o outro discípulo” ou o “discípulo a quem Jesus amava”. Lucas escreveu dos livros, mas nenhuma vez o seu nome.

Por que tais homens gostam de falar de si? Para criar dependência, levando o povo a crer que eles só terão a benção caso o pastor.poderoso ore por elas.

Sempre que a motivação for egoísta, vai surgir joio. Onde houver um líder que deseja usar o trigo para se auto-promover, usar a conversão de almas para lhe trazer fama, vai haver praga.

2-Joio faz o bem a si. Trigo faz o bem ao próximo

Como todas as pragas, o joio não serve pra nada, só existe para sugar energia do trigo. O trigo por sua vez vira farinha que serve se alimento para muitos.
O joio só deseja crescer nas costas do trigo. Assim como muitos pastores que só querem usar as ovelhas para sua sede de conquista pessoal. São como Judas disse, “pastores que a a si mesmos se apascentam” (Jd 1:12). Jesus morreu pelo povo, mas os lideres atuais querem que o povo morra por eles.

3- Joio existe para ser servido. Trigo existe para servir.

Isto é uma outra maneira de expressar o que já falei no segundo principio, pois em Jo 12:24 Jesus diz que ele é o trigo que caiu na terra para morrer e dar vida a muitos, totalmente diferente do pastor joio. Se o bom pastor dá a vida pelas ovelhas, o mau toma.

Jesus olha para os discipulos e diz: Eu vos farei pescadores de homens. Os pastores joio olham para o povo e dizem: Vocês farão de mim um sucesso.

Jesus olha para o povo e israel e clama: “Como eu quis ajuntar vocês como a galinha ajunta os seus pintinhos para protegê-los”.

Os pastores-joio: “Como eu quero ajuntar vocês, pois darão uma bela sopa de frango”.


4 - Joio é veneno. Trigo é alimento

Mt 12:30 “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”. Não existe nada neutro no mundo espiritual; ou abençoa ou amaldiçoa. Você não pode comer a comida oferecida pelos pastores-joio sem passar mal, porque joio é uma erva-daninha, uma praga que colhida junto com o trigo pode fazer perder toda a colheita.

Em I Co 10:20 Paulo não queria que os coríntios comessem comida sacrificada aos deus, porque na realidade era comida de demônios. E ao se alimentar com demônio, é claro que iremos ter uma congestão. Você já reparou como são problemáticas e doentes as pessoas que andam com pastores-joio?


3/5 - Concurso Literário Prêmio Blogueiro Cristão 2010.

Visite o Blog do Heverton.

Sem comentários: