19 de dezembro de 2009

SANTO PADRE JOÃO PAULO II, MAIS PERTO DA SUA BEATIFICAÇÃO







NOTÍCIA DO DIA
POLÓNIA FESTEJA CONCLUSÃO DE PENÚLTIMA ETAPA PARA BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II
VARSÓVIA, 19 DEZ (ANSA) - Os católicos poloneses celebraram hoje, com emoção e gratidão, a assinatura do Decreto das Virtudes de João Paulo II e a beatificação do padre polonês Jerzy Popieluszko, ambos firmados hoje por Bento XVI.
Muitos fiéis consideraram este um "esplêndido presente de Natal". A notícia também foi anunciada imediatamente pelos principais jornais e telejornais do país, e rapidamente chegou aos meios on-line.
"É uma grande satisfação e uma grande alegria", disse à imprensa o sacerdote Slawomir Oder, postulador da causa de beatificação de Karol Wojtyla (nome de batismo de João Paulo II).
Popieluszko, mártir da Polônia comunista, foi morto em 1984, após ter sido preso e torturado por funcionários do Ministério do Interior a partir de uma indicação da agência de espionagem russa KGB.
O religioso era membro do partido Solidarnosc (Solidariedade) -- criado nos anos 1970 por Lech Walesa (ganhador do Nobel da Paz em 1983 e que se tornaria presidente do país).
Wojtyla foi o primeiro papa polonês da história. Eleito pontífice em 16 de outubro de 1978, após a repentina morte de João Paulo I, ele permaneceu no posto por cerca de 27 anos, exercendo um dos maiores pontificados da Igreja Católica.
Os trâmites para a beatificação começaram logo depois de sua morte, ocorrida em 2 de abril de 2005. Durante os funerais, a população que compareceu ao Vaticano proclamava em coro e por diversas vezes a frase "santo subito" (santo imediatamente).
Em maio de 2005, Bento XVI permitiu a aceleração do processo de beatificação, contrariando o procedimento habitual -- que costuma ser iniciado ao menos cinco anos após o falecimento de um candidato a santo.
A primeira fase dos trâmites foi concluída em 2007, quando a Congregação para as Causas dos Santos terminou a redação da "Positio" [documentos e testemunhos relacionados à vida e ao pontificado de quase 27 anos] de João Paulo II.
Após a assinatura do Decreto das Virtudes -- que reconhece as "virtudes heróicas" de Wojtyla, ou seja, a sua santidade espiritual -- falta agora ser firmado o Decreto dos Milagres, o que elevará Wojtyla a honra dos altares.
Para o Decreto dos Milagres, a Congregação da Doutrina da Fé escolheu analisar o caso da freira francesa que foi inexplicavelmente curada do Mal de Parkinson após rezar por dois meses para João Paulo II. Coincidentemente, esta foi a mesma doença que agravou os problemas de saúde do pontífice e o levou à morte.
A documentação, estudos, exames e testes relativos ao caso são estudados no Vaticano e também por médicos e teólogos. Estima-se que o processo todo será finalizado no início do ano e espera-se a beatificação ainda em 2010. (ANSA)
19/12/2009 14:28

1 comentário:

musicas disse...

SANTO PADRE JOAO PAULO II - QUANDO EM VIDA TERRENA TU JA ERAS SANTO, VIAMOS UMA AUREA DE LUZ TE ENCOBRINDO, LUZ ESTA QUE REPRESENTAVA AS BENCAOS QUE JESUS TE COBRIA....FOSTES ATE HOJE O SANTO PADRE MAIS QUERIDO DE TODO O MUNDO, MUITO INFIEIS, SE TORNARAM CRISTAOS, GRACAS A TUA SIMPATIA, AO TEU CARISMA, AS TUAS PALAVRAS....JA ES SANTO E JA ESTAS COM TODA A CERTEZA AO LADO DE JESUS, JUNTAMENTE COM A MARIA, MAE DO FILHO DE DEUS....TU SABES SANTO JOAO PAULO II, AS MINHAS NECESSIDADES HOJE, INTEFIRA POR MIM, JUNTO AO PAI, PARA QUE EU POSSA TER MAIS ALEGRIAS NO MEU CORACAO E RESOLVER NA MELHOR MANEIRA OS MEUS PROBLEMAS TERRESTRES.....MUITO OBRIGADO....AMAURI CARNEIRO DA CUNHA