19 de abril de 2008

O QUE É A BÌBLIA ?- SAGRADA ESCRITURA

Bíblia é uma palavra grega que significa"livros". É a SAGRADA ESCRITURA dos Hebreus e Cristãos. A Bíblia é formada pelo Antigo e Novo Testamento; a Bíblia hebraica é apenas constituída pelo Antigo Testamento.
Os livros do Antigo Testamento são 46. Os primeiros cinco chamam-se Pentateuco (palavra grega que significa(cinco caixas para os livros) , contam as memórias do Povo hebraico desde as origens do mundo até à morte de Moisés.
A Bíblia continua com o livro de Jusoé, que descreve os hebreus a caminho da Terra Prometida, com o livro dos Juízes(Homens sábios) ; com o livro de Rute; com os dois livros de Samuel e os dois livros dos Reis; etc.
Cada uma destas páginas não conta apenas a história antiquíssima de um povo, mas testemunha o eterno esforço com que o homem, através das vicissitudes do bem e do mal, se encontra com Deus.
O Novo Testamento tem 27 livros: os quatros Evangelhos, os actos dos apóstolos, as cartas e o Apocalipse. Escritos numa prosa simples e moderna, os Evangelhos são ainda hoje, não somente um documento religioso, mas uma obra literária cuja leitura é, não só fascinante mas Caminho da vontade expressa do DEUS que nos salva.
A origem, o nascimento, a infância, a juventude, a idade adulta de Jesus são contadas pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, num modo substancialmente homogéneo (Por isso estes três Evangelhos se chamam Sinópticos) ; João, autor do quarto Evangelho, tem uma maneira muito pessoal de falar de Jesus.
Cada evangelista tem ainda um estilo pessoalíssimo e cada um tem algum episódio que só ele conta; mas todos concordam sobre a mensagem fundamental que se vive desde hà mais de dois mil anos:"Que Jesus é o filho de Deus nascido por obra e graça do Espírito Santo no seio da Virgem Santa Maria, nascido para completar a História da Salvação.
" As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus; e, pelo facto de serem inspiradas, são verdadeiramente a Palavra de Deus"-C.I.C:135
Deus é o Autor da Sagrada Escritura, ao inspirar os seus autores humanos: age neles e por eles.
E assim nos dá a garantia de que os seus escritos ensinam sem erro, a verdade da salvação. (C.I.C. 136) .
A unidade dos dois testamentos deriva da unidade do plano de Deus e da sua revelação. O Antigo Testamento prepara o Novo, ao passo que o Novo completa o antigo. Os dois esclarecem mutuamente; ambos são verdadeira Palavrade DEUS (C.I.C.140) .
"A Igreja sempre venerou as Sagradas Escrituras, como venerou o próprio Corpo do Senhor"( DV 21) : os dois alimentam e regem toda a vida cristã."A Vossa Palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos"(Sl 118, 105) (C.I.C.141)

Sem comentários: