30 de abril de 2008

MISTÉRIOS DOLOROSOS COM JACINTA E FRANCISCO

1º MISTÉRIO-AGONIA DE JESUS NO HORTO

Jesus disse a Pedro,Tiago e João"A minha alma está numa tristeza de morte, ficai aqui e vigiai comigo"Afastando-se um pouco mais, caiu com o rosto por terra em oração"(Mt26, 38-39)
Então,vindo do Céu, apareceu-lhe um anjo que O confortava(Lc,22-43)
-Francisco, que estás a fazer aqui há tanto tempo?
-Estou a pensar em Deus que está tão triste, por causa de tantos pecados! Se eu fosse capaz de lhe dar alegria...
Para Jacinta o seu ideal era sofrer pela conversão dos pecadores.

2º MISTÉRIO-A FLAGELAÇÃO DE jESUS PRESO À COLUNA.
Então Pilatos mandou que lavassem Jesus, troçavam dEle e maltratavam-nO. Cobriam-lhe o rosto e perguntavam-lhe:"Adivinha quem Te bateu?" E muitos outros insultos proferiram contra Ele (Lc22.62-65)
E ajoelhando-se em terra, o Anjo curvou a fronte até ao chão e rezou:-Meu Deus,eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam"Depois de repetir isto três vezes disse-lhes: Rezem assim

3º MISTÉRIO-JESUS É COROADO DE ESPINHOS
...E tecendo uma coroa de espinhos, os soldados puseram-LHa na cabeça (Mt27-29 )
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode perecer na Geena o corpo e a alma.
" SE calhar foi por causa destes pecados que eu fiz que Nosso Senhor está tão triste! Mas eu, ainda que não morresse, nunca mais os tornava a fazer. Agora estou arrependido" E pondo as mãos, Francisco rezou...

4º-MISTÉRIO- JESUS CARREGA A CRUZ AOS OMBROS
Quando O iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene e carregaram-no com a cruz, para alevar atrás de Jesus(Jc23-26
Na verdade Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, carregou as nossas dores,(Is 53-4).
Dise-lhe o Anjo:"Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar"
A Jacinta tomou tanto a peito os sacrifícios pela conversão dos pecadores, que não deixava ocasião alguma.

5º-MISTÈRIO- A CRUCUFIXÂO E MORTE DE JESUS
E, carregando às costas a cruz, saiu para o lugar chamado Gólgata, onde O crucificaram...Junto à cruz de Jesus estava Sua Mãe... Ao chagarem a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados perfurou-Lhe o lado donde jurrou sangue e água...(Jo 19,17-34)
Jacinta, a quem a sua prima, antes das aparições, propunha dar três beijos a Jesus, respondeu:-A Nosso Senhor dou todos quantos quiseres.
E correu a ir buscar o crucifixo. Beijou-O com tanta devoção, que nunca mais me esqueceu aquela acção.

Frutos dos Mistérios-Fazer contínuos actos reparadores que levem à conversão dos pecadores; oferecer comunhões espirituais que nos unam a Cristo mais intimamente e suavizem os actos de ingratidão que Ele recebe; fazer com frequência ,visitas ao Santíssimo Sacramento e falar com Ele ;rezar con frequência as orações que o Anjo ensinou aos pastorinhos em favor da nossa salvação e dos pecadores; precurar estabalecer na terra um amor a Jesus cada vez maior para que Ele reine em toda aparte e nos nossos corações.

Sem comentários: