19 de abril de 2008

LECTIO DIVINA

O mais importante para um cristão, mais que aumentar a sua cultura, é" buscar a Cristo nos livros sagrados" como diz santo Agostinho no livro Confissões(12,2,4)
O documento da Pontifícia Comissão Bíblica de 15-IV-1993, da Dei Verbum, recomenda um tipo de leitura com grande tradição na Igreja, a chamada LECTIO DIVINA.
É uma leitura meditada,de preferência a Sagrada Escritura, em diálogo com Deus, numa contínua escuta e resposta às interpelações que, por meio de um texto, o Espírito Santo, que já o havia sintonizado, provoca no fundo da alma fiel. É uma como que tradução contemplativa e amorosa de Cristo, para que O sigamos, procurando identificarmo-nos o mais possível com Ele.
Tomemos o Evangelho de ( Jo 3,1-15). Nicodemos encontra-se com Jesus. Leiamos com atenção e em espírito de oração, à maneira de conversa. Façamo-nos como mais um personagem.
Então posso-me comparar a um criado de Nicodemos, que pela noite dentro, o acompanho à procura de Jesus. Uma vez junto dEle faço minhas as palavras de Nicodemos ao divino Mestre:"Eu creio Senhor, que Tu vens de Deus e sei bem que ninguém mais pode fazer as maravilhas que só Tu fazes!"
Depois deixo-me surpreender pela revelação de Jesus ao falar de como posso renascer, perante o Baptismo que recebi.
Perante esta abertura do espírito, peço-lhe que envie o Espírito Santo para interiorizar esta Sua advertência.
Numa atitude de silêncio e escuta, cada palavra de Jesus vai-me abrindo horizontes até conseguir captar o conhecimento, o mais perfeito possível do que é realmente nascer de novo e da revolta interor que é necessária para que a minha vida se transforme.
O diálogo prossegue até que surge a dado momento a actualização dos propósitos para pôr em prática.
Para mim serão: defender sempre a pessoa de Jesus, testemunhar a minha condição de vida cristã, de Baptizada, em todo e qualquer ambiente: trabalho, café, cinema e até no templo do Senhor, tudo antecipado por um sério exame de consciência relativo ao caminho que tenho levado.
Rectifico a minha situação, peço perdão pelas falhas encontradas e parto comprometida com uma renovação ascendente perante o Mestre e o próximo.

É assim que vejo este encontro contemplativo com o Mestre
As resoluções tomadas ficam bem ,escritas como anotações para as rever de vez em quando.


de Ao sabor das ondas

Sem comentários: