25 de fevereiro de 2008

O MISTÉRIO PASCAL-EXPOSIÇÃO DOUTRINAL

NA LITURGIA ACTUA A SANTÍSSIMA TRNDADE

Quando se observa a história da humanidade,à luz da FÉ,descobre-se nela acontecimentos onde a mão de Deus actuou poderosamente e com consequências para o futuro.
Porque nasceram da vontade divina de salvar todos os homens,eles constituem a economia da salvação.E,porque aconteceram no tempo oportuno e favorável(KAIROS),vão muito para além da categoria do tempo em que vivemos(KRONOS).Além disso,eles são irrepetíveis.Aconteceram duma vez para sempre.
Há um conjunto de acontecimento na hitória da salvação que é o modelo(paradigma) de todos os outros:O MISTÉRIO PASCAL.Ele é o centro porque nele,todos os outros recebem sentido.Ele é a plenitude da História da salvação.
A Vontade Divina,faz por sua vez,com que a liturgia,pelo poder do Espírito Santo,que essas bençãos divinas se tornem actuais ,sem se repetir.Mais do que trazer estes acontrcimentos até nós,a celebração litúrgica eleva-nos até eles;aproxima-nos do eterno presente da acção salvífica de Deus.Diz-nos o catecismo que na Liturgia da Igreja,o PAI É reconhecido e adorado como PRINCÍPIO E FIM DE TODAS AS BENÇÃOS.
Nos primeiros séculos da igreja-marcantes para a nossa Liturgia actual-qual seria a percepção do Mistério da Páscoa:MORTE,RESSURREIÇÃO,DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO?
O que parece evidente,quando se procura uma compreensão possível do Mistério Pascal no início da Igreja,é a importância sem igual da sua celebração litúrgica.A Noite Pascal condensava todos os aspectos do mistério da Salvação.Mais do que os complementos posteriores-Quaresma e Tempo Pascal- aquela Vigília representava a plenitude da vivência e da celebração do Mistério da nossa Redenção.
Nessa unidade cabiam e cabem,todavia,dois modos de entender o sentido da Vigília Pascal.o primeiro a partir da contemplação da Paixão de Cristo e do Cordeiro Pascal:depois, aquele que sublinha a Ressurreição e Ascensão do Senhor,inspirando-se na passagem da terra da escravidão para a Tera prometida.Sem nunca se excluirem mutuamente,estas duas concepçõs bebem da mesma fonte.O MISTÉRIO TOTAL DA PAIXÃO E MORTE,,RESSURREIÇÃO,ASCENSÃO E VINDA DO ESPÍRITO SANTO.
Jesus Cristo realizou dma vez por todas o misterioso desígnio de DEUS PAI.Por meio da Sua Morte e Ressurreição.ELE cuumpriu a promessa divina de salvação em Favor da humanidade.A este maravilhoso acontecimento histórico-salvífico chamamos ,pois,"MISTÉRIO PASCAL"

Texto extraído do livro"FORMAÇÃO CRISTÃ-CATEQUESE DE ADULTOS -para o ano 2007-2008" a realizar na diocese da GUARDA -1º TEMA

Sem comentários: