19 de agosto de 2010

ORAÇÃO DA NOITE COM O SALMO 100(101)

SALMO 100-ORAÇÃO DO REI
Quero cantar a bondade e a justiça:
a Vós, Senhor, entoarei salmos.
Quero seguir o caminho perfeito;
quando vireis ao meu encontro?
.
Viverei na inocência do coração,
no interior da minha casa.
Não porei diante dos meus olhos
qualquer acção perversa.
.
Terei horror ao que pratica o mal
não o consentirei a meu lado.
Longe de mim o coração perverso,
não quero conhecer o mal.
.
Quem, às ocultas, calunia o seu próximo,
hei-de reduzi-lo ao silêncio.
Ao de olhar altivo e coração soberbo,
não o poderei suportar.
.
Tenho os olhos postos na gente leal do meu país,
para que esteja sempre a meu lado.
Só aquele que segue o caminho perfeito
poderá ser meu servo.
.
Não habitará em minha casa
o que procede com deslealdade.
O mentiroso não se aguentará
diante dos meus olhos.
.
Dia a dia hei-de fazer calar
todos os ímpios deste país,
para exterminar da cidade do Senhor
todos os malfeitores!

Comentário de Santo Agostinho
.
# O primeiro versículo do centésimo salmo contém tudo o que devemos procurar em todos os outros: QUERO CANTAR A MISERICÓRDIA E A JUSTIÇA DO SENHOR.
Ninguém espere a sua impunidade, apoiado na misericórdia de Deus, porque existe também a justiça, E ninguém que se tiver convertido para melhor tenha medo da justiça de Deus, porque existe a Sua misericórdia.

Sem comentários: