22 de maio de 2010

QUEM É O ESPÍRITO SANTO

O rosto amoroso do espírito santo

O Espírito Santo é nesta Comunhão que nós aprendemos a chamar “Deus” o ponto de encontro eterno entre o Pai e o Filho, o Amor Divino com jeito de abraço e inspiração de reciprocidade. É uma Pessoa Divina, como o Pai e o Filho, uma interioridade espiritual eterna e perfeita, única, original, irrepetível, livre, capaz de amar e que se realiza na comunhão com outras Pessoas. Não é uma “pombinha”, nem um vento, nem uma “coisa” sagrada que se tenha e se dê!

Símbolos bíblicos do Espírito Santo

Os símbolos bíblicos do Espírito Santo são a água, o fogo, o vento, o óleo e a pomba. O “Espírito de Iahvé” é no Antigo Testamento a actividade de Deus, a Sua acção na história sempre eficaz e, ao mesmo tempo, sempre discreta. Por isso são precisos símbolos para a exprimir… Os símbolos servem para dizer o “importante não evidente”. No entanto, o Espírito Santo não é uma “coisa”, mas uma Pessoa.

A Missão Personalizante do Espírito Santo

O Espírito Santo é o modelador do Homem Interior, o inspirador do Coração. O Homem Exterior vem do “barro”, segundo a linguagem bíblica. “Deus amassou o barro, e insuflou nele o Seu alento, de modo que o Homem se tornou um Vivente”. Na linguagem bíblica, Deus insuflou o Seu Espírito no Homem no contexto de um beijo apaixonado. Em hebraico, palavra “neshamah” tanto significa “soprar” como “beijar”.


A Missão Reveladora do Espírito Santo

Por si mesmo, o Homem não pode saber quem Deus é. Não há maneira de “espreitar pelo buraco da fechadura” do Céu. A única maneira de conhecermos quem Deus é, é por Revelação: Deus a dizer-Se por iniciativa Sua. A acção personalizante do Espírito Santo não é, em si, reveladora do Rosto de Deus. E era importante para o Homem saber que Deus é, porque o conhecimento do Seu Projecto confere à vida um sentido plenificante. O Espírito Santo é quem diz no Coração do Homem a Verdade de Deus e revela o Seu Projecto.

A Missão Divinizante do Espírito Santo

A missão histórica do Espírito Santo vai progredindo na medida em que o crescimento e o amadurecimento humano também crescem. É uma dinâmica que acompanha a história optimizando todas as possibilidades de a fazer dar saltos qualitativos. O culminar da missão histórica do Espírito Santo era a incorporação do Homem na Família Divina.

Espírito Santo e Liberdade

A “Lei” da Nova Aliança é a acção do Espírito Santo no Coração dos crentes a movê-los à obediência da Palavra de Deus. A “Lei” da Nova Aliança não é uma Nova Legislação, mas uma nova maneira de viver inspirada pelo Espírito de Cristo Ressuscitado: a Lógica do Espírito Santo, ou Baptismo no Espírito. O Messias de Deus não nos deixou uma nova “Lei” escrita. Em vez disso, morreu sob o jugo assassino da Lei à qual chamavam “Lei de Deus”!


Espírito Santo e Oração

A oração de muitos cristãos em nada difere da oração de qualquer crente não cristão ou da oração dos judeus no tempo de Jesus. A oração é cristã na medida em que acontece mergulhada na certeza de que somos da Família de Deus! A oração é o sabor e a explicitação interiores da nossa incorporação na Família Divina.


Espírito Santo e Conversão

O ser humano não nasce acabado. Ser pessoa é construir-se pessoa. Crescer humanamente é Renascer. Um adulto maduro não é uma criança aumentada, mas a história de inúmeros renascimentos interiores. Abrir-se à acção do Espírito Santo em contexto comunitário de Fé, Esperança e Amor, significa “amplificar o Seu eco” personalizante no nosso Coração.

Espírito Santo e Comunidade

A Unidade que Jesus sonha para os seus discípulos é uma Comum-Unidade consigo e com o Pai, ou seja, uma Comum-Unidade no Espírito Santo! Sem o Espírito Santo, todos os que têm a pretensão de ser “comunidade” não são mais do que um “grupo religioso”. O Espírito Santo realiza na Comunidade cristã a mesma acção que realiza no seio da Comunidade Divina: ponto de encontro entre pessoas, inspirador de comunhao e reciprocidade amorosa. A Comunidade cristã está chamada a ser no mundo Sacramento da Comunidade Divina, sinal visível de Deus.

Espírito Santo e Evangelização

Evangelizar é tornar-se instrumento do Espírito Santo. E ninguém pode ser instrumento daquele que não conhece. A Evangelização não é uma “profissionalização de doutrinadores” nem um “funcionalismo sagrado”, mas o exercício apaixonado do testemunho evangélico. Evangelizar é fazer o Evangelho acontecer com as suas próprias opções, atitudes, escolhas e palavras.


Espírito Santo e Felicidade

“Eu louvo-te, Espírito Santo, pela minha imensa Felicidade! És a fonte de todos os meus motivos, és o Coração palpitante do meu Coração, és o segredo da minha Alegria e o porquê da minha Força…”

Sem comentários: