24 de maio de 2010

A IMACULADA. E AFONSO

ROMA,1842.
Afonso Ratisbonne era um jovem judeu de Estrasburgo, licenciado em direito, noiva de Flora, com 27 anos, e um futuro prometedor como sócio do banco do seu tio. Era também muito irreverente, detractor dos dogmas e prácas devocionárias católicas, como a da Medalha Milagrosa.
Antes do seu casamento, decidiu fazer uma longa viagem para visitar algumas cidades, mas havia excluído Roma, capital que odiava por ser também a sede do Papado.
No início do ano de 1842, chegou a Nápoles, onde lhe aconteceu um facto inexplicável: uma força irresistível empurrou-o para escolher como destino, precisamente Roma em vez de Palermo.
Em Roma visitou amigos seus, entre eles Teodoro de Bussières, católico fervoroso.
Depois de uma longa conversa e acalorada discussão, Afonso aceitou de Teodoro, por desafio, uma medalha milagrosa e comprometeu-se a rezar todos os dias a oração de Sâo Bernardo "Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à vossa protecção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.
Animado, eu pois com igual confiança, a vós Virgem, entre todas singular como Mãe recorro e de vós me valho e gemendo sob a pena dos meus pecados ,me prostro a Vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do filho de Deus humanado, mas dignai.vos de me ouvir propícia e alcançar o que vos rogo.Amen" .
Antes de se despedir, com um sorriso sarcástico disse:"isto quer dizer que será para mim uma oportunidade,nas minhas conversas com os amigos, de pôr a ridículo as vossas crenças católicas"
Uma semana depois, a 20 de janeiro, Teodoro e Afonso sairam juntos. Chegaram à Igreja de de SantaAndrea della Frate e entraram.
Teodoro dirigiu-se à sacristia para encomendar uma missa para um funeral, enquanto o segundo preferiu visitar o famoso local onde se encontravam as obras de Bernini,Borromini Vanvitelli, e outros ilustres artistas.
Era quase meia-noite quando ocorreu um facto extraordinário que Ratisbonne contou depois com estas palavras:
" Enquanto caminhava pela igreja e observava os preparativos do funeral, senti-me perturbado e vi uma espécie de véu à minha frente. Pareceu-me que toda a igreja escurecia, à excepção de uma capela de onde irrediava uma luz fortíssima; e vi no altar da mesma, de pé,viva,grande, magestosa, belíssima e misericordiosa, a Santíssima Virgem Maria igual no gesto e na forma da imagem que vira na medalha Milagrosa da Imaculada.
Perante tal visão, caí de joelhos no lugar onde me encontrava(...).
Como ela nada me disse compreendi o horror pelo pecado, a beleza da religião católica; numa palavra, compreendi tudo: "Caí judeu e levantei-me cristão"
Em 3 de Julho de 1842 as autoridades eclesiásticas reconheceram a aparição de mariana e o caracter milagroso da conversão de Afonso ao Catolecismo. Depois Afonso entrou para a Ordem da Companhia de Jesus, foi ordenado sacerdote e partiu como missionário para a Palestina onde morreu em 1884

Sem comentários: