Em toda a igreja - o Baptismo do Senhor é como que outra Epifania. Deus manitesta-nos a divindade de Jesus, por Isaías é o início da festa ao falar de o "servo de Deus"(Is,42,1)e é apresentado por Deus" Eis o Meu servo, o Meu eleito e sobre Ele fiz pousar Meu espírito"(lc 3, 21-22)
No Evangelho do baptismo de Jesus" o Espírito Santo desceu sobre Ele sob a forma de uma pomba; e veio do céu uma voz"Tu és o Meu filho muito amado em quem pus todo o meu enleio"
(Lc3, 21-22). Aqui já não é Isaías a falar mas o próprio Deus.
Nas margens do rio Jordão o Pai dá testemunho do Filho, o Filho é apresentado na pessoa de Jesus, o Espírito Santo desce claramente sobre Ele.No momento do baptismo, todos os presentes escutam a voz de Deus.
Pela Sua escuta, Deus está a dar-nos a conhecer a Sua mensagem.
S. Pedro foi uma testemunha ocular do Baptismo de Jesus. na sua pregação a Cornélio diz "Vós sabeis o que sucedeu...depois do baptismo que João pregou, Deus ungiu do Espírito Santo e de Fortaleza, Jesus de Nazaré que passou fazendo o Bem e curando todos os que estavam dominados pelo demónio"(Act 10,37.38).
São João Baptista que era duma intenção rectíssima e duma humildade incalculável, mostrou-o, a quando Jesus se aproximou dele para,no meio da multidão, pedir o Baptismo. Disse ele"Eu preciso de ser baptizado por Ti e és Tu que vens ter comigo?".
Jesus não precisava de ser baptizado, mas pela "JUSTIÇA"quis apenas o cumprimento perfeito da vontade do Pai que O colocou em igualdade com todos os pecadores e ao mesmo tempo dá a conhecer ao mundo a Sua dignidade de Messias.
O Baptismo de Jesus é como que uma investidura da Sua missão de Salvador. Bom será que toda a humanidade acolha esta mensagem aclamando "toda a Sua glória e poder"numa entrega de conversão, gratidão e reparação por todas as ofensas ao Seu dom de Doação.
10 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário