5 de novembro de 2009

SANTO DO DIA-BEATO BERNARDO- PRESBÍTERO E MÁRTIR

Quinta-feira, 05 de Novembro de 2009.

SANTO DO DIA: Beato Bernardo Lichtenberg, Presbítero e Mártir


Primeira Leitura: Romanos 14, 7-12
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos, 7Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si. 8Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. 9Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos. 10Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus. 11Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus (Is 45,23). 12Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

SALMO 26

De Davi. O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?
O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?
R: Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes.
Uma só coisa peço ao Senhor
e a peço incessantemente:
é habitar na casa do Senhor
todos os dias de minha vida,
para admirar aí a beleza do Senhor
e contemplar o seu santuário.
R: Sei que a bondade do Senhor
eu hei de ver na terra dos viventes.
Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!
Espera no Senhor e sê forte!
Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!
R: Sei que a bondade do Senhor
eu hei de ver na terra dos viventes.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15, 1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas:
Naquele tempo, 1Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo. 2Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida! 3Então lhes propôs a seguinte parábola: 4Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, 6e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. 7Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 8Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la? 9E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido. 10Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa.
- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor

Sem comentários: