Santa Mónica, mãe de Santo Agostinho, é um exemplo para todas as mães.
Teve por marido, um homem muito iracundo que muito a fez sofrer.Mas, com a sua paciência, ouvia-o dizer quanto ele queria e quando tudo estava mais calmo, conversava com ele.Por fim conseguiu ganhá-lo e levá-lo a converter-se à Fé em Cristo.
A sua maior preocupação foi a conversão de Santo Agostimho, seu filho, que desejava que ele casasse dignamente.
Um ocasião, Agostinho, pensou ir para África e logo a mãe decidiu partiu com ele. Mas para o filho, a mãe era um estorvo. Resolveu fugir sem a mãe dar conta. Chegado a Roma adoeceu e lá sentiu que sua mãe rezava por ele" Não conhecia minha mãe o perigo, mas ausente ela rezava por mim"-Confissões de Santo Agostinho". De Roma foi para Milão onde se encontrou com a mãe que o tratara e onde esta teve uma grande alegria-seu filho travou amizade com o bispo da cidade,Santo Ambrósio acabando por converter-se ao catolicismo e consagrando-se totalmente a Cristo.Diz Santo Agostinho"E trocaste o pranto e lágrimas em gozo, muito mais copioso do que tinhas apetecido, muito mais caro e casto do que esperava dos netos da minha carne".
Isto sucedeu em 387, a 24 ou 25 de Abril. No mesmo ano, Santa Mónica adoeceu e morreu, como se Deus lhe tivesse conservado a vida só para alcançar a conversão do filho, com 56 anos.
______-_____
ORAÇÃO
Senhor Nosso Deus, consolação dos que choram em favor de toda a humanidade , atendei, tal como fizeste a Santa Mónica, aos pedidos de todas as mães e crentes a Vós unidos. Que pelo seu exemplo, ensinamentos e conhecimento maior e melhor da Verdade, testemunhemos fielmente a Luz do Evangelho e por ele, todos se covertam. Amen.
____-____
Santo Agostinho e a mãe Santa Mónica, obra de Ary Scheffer, no Museu de Louvre em França
1 comentário:
Muito bom, parabéns!!!
Enviar um comentário