7 de abril de 2008
MISTÉRIOS GOZOSOS DO S.mo ROSÁRIO
1º MISTÉRIO-A ANUNCIAÇÃO dO ANJO A NOSSA SENHORA
Estando Maria, Sua Mãe, desposada com José, antes de coabitarem, achou-se que tinha concebido por virtude do Espírito Santo. José, seu marido, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse:"José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois O que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e pôr-lhe-ás o nome de Jesus; porque Ele salvará o povo dos seus pecados(Mt 1. 18-26)
Quando o anjo apareceu a Maria, ao saudá-la chamou-A cheia de Graça. Perante aquela saudação,Ela cooperou, naquele mesmo instante, com a obra de Deus quanto à salvação da humanidade por intermédio do Seu Filho desde o momento em que encarnou em seu seio.
2º MISTÉRIO-A VISITA DE MARIA SANTÍSSIMA A SUA PRIMA SANTA ISABEL
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigindo-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio.Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino estremeceu em meu seio. Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor"(Lc1,39-45)
Aproximarmo-nos de Maria equivale a santificarmo-nos porque Ela comunica Santidade. A VIRGEM Maria entra nos planos de Salvação por ter sido escolhida para dar um corpo humano ao Redentor.
3º MISTÉRIO-NASCIMENTO DE JESUS CRISTO EM BELÉM-
José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de Ela dar à luz e teve o seu filho primogénito.Envolveu-o em palhas e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles, na Hospedaria(Lc.2,4-7
Nunca houve ninguém tão delicado em todas as coisas como a Virgem Maria. Deus cobriu-A de graças para fazer dela Sua Morada.
4º MISTÉRIO-APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO E PURIFICAÇÃO DE SUA MÃE
Ao chegaren os dias da purificação segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei:"todo o primogénito do sexo masculino será consagrado ao Senhor" e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo movido pelo Espírito Santo. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para se cumprirem as prescrições da Lei no que lhe dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus(lc2,22-28)
Simeão é o personagem fiel à voz do Espírito Santo. Foi no momento da ida ao templo, que se concretizou a revelação da existência, para ele, do Messias.
5º MISTÉRIO-A PERDA E O ENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-no no Templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas(Lc. 2, 41-47).
FRUTOS DOS MISTÉRIOS-Aceitação dos planos de DEUS no dia a dia;Criar uma disponibilidade cada vez maior para os outros;Agradecer a Deus a graça do nosso Baptismo e sentirmo-nos responsáveis por esta Graça;Fazer todos os esforços por manter a chama do lar de Nazaré no seio das nossas famílias;Ter no nosso coração todos os que sofrem e carecem do nosso auxílio material e espiritual.
com textos dos evangelhos de S.Mt e S.Lc-SAGRADA ESCRITURA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário