4 de abril de 2008

FRANCISCO LIBERMANN

FRANCISCO LEBERMANN

A 12 de Abril de 1802, nasceu em Saverne, (França). Seu pai, rabino da comunidade judaica, desejava que o filho continuasse o seu ministério. Até aos 22 anos, Jacob permaneceu um judeu convicto. Em plena juventude entrou em crise religiosa e pensou fazer-se cristão, baptizando-se com 24 anos de idade.
O pai revoltou-se, amaldiçoando-o e expulsando-o para sempre de casa.
Em Paris, decidiu entrar para o seminário para fazer-se sacerdote. Caminhada espinhosa que a doença da epilepsia, entretanto declarada, veio tornar ainda mais difícil. A ideia de fundar uma congregação missionária nasceu-lhe no contacto com dois seminaristas originários das colónias francesas-uma de Bourbon e outra de Haiti.
Sem apoios humanos mas com uma profunda convicção de que era esta a vontade de Deus, com um maior amor ao sacerdócio que tinha abraçado, dirige-se a Roma para pedir a aprovação para o projecto. dois anos ali permanece à espera de alguma resposta positiva, que acaba por chegar.
Numa peregrinação a um santuário mariano, em loreto, sente-se curado. No regresso já não tem mais dúvidas sobre o seu estado de saúde e as crises de epilepsia não voltam a repetir-se.
Com mais alguns companheiros dá início a uma congregação missionária dedicada ao Imaculado Coração de Maria. Mais tarde, em 1848, haveria de juntar-se a outra já existente e consagrada ao Espírito Santo.

Sem comentários: