18 de abril de 2008

DINA; A ÚNICA MULHER ENTRE OS FILHOS DE JACOB


Em hebraico, Dina significa "Justiça". É um nome vulgar mas foi usado a primeira vez por uma bisneta de Abraão, neta de Isaac e filha de Jacob, os maiores patriarcas do povo de Israel. A sua vida foi de certo modo trágica, mesmo tendo em conta a pouca estima que naquele tempo se tinha pelas mulheres.
Dina era filha de Jacob e de Lia. Foi a mais nova depois de seis rapazes, incluindo Gad, filho da escrava Zilpa:(Gn29,31-30,21)
Porque motivo,é Dina mencionada entre os filhos de Jacob, relatando-se o seu nascimento e a sua juventude?
Quando achou que Deus o havia comulado de bens, bem como por causa de certas tensões em que se encontrava, jacob regressou a Canaã e fixou-se em frente da cidade de Siquém(Gn33,18-20)
Os filhos de Jacob acompanhavam os rebanhos e as mulheres ficavam no acampamento sem nada para fazer a não ser cozinhar, trabalho que lhes deixava muito tempo livre.
Dina, uma jovem, achou por bem, ocupar esse tempo para conhecer a cidade e divertir-se um pouco.
Siquém estava bem localizada perto do monte Ebal e Gueritzim, tinha muito movimento e era um meio bastante culto.
"Dina saiu para travar conhecimento com as outras raparigas do país"(Gn 34,1)
Deixou o acampamento e foi à cidade não tendo bem a consciência do perigo que corria num meio desconhecido. "Tendo-a visto, Siquém, filho de Hamor, o heveu, governador do país, raptou-a e apoderou-se dela, violando-a. O seu coração prendeu-se então , a Dina, filha de Jacob, amou a donzela e falou-lhe ao coração"(Gn 34,1-3 )
O pai de Siquém soube do sucedido, pois o filho contou-lhe tudo e mostrou que estava apaixonado por Dina e queria casar com ela.
Entretanto "Jacob soube que Dina, sua filha, fora violada. Seus filhos estavam com o gado no campo e, por isso, Jacob calou-se até ao seu regresso"(Gn34,4-5).
O pai de Siquém foi falar com o pai de Dina para a possibilidade de um acordo, uma vez que ele estava realmente apaixonado pela jovem.
"Hamor falou-lhe nestes termos:-O coração do meu filho Siquém está preso à vossa filha; concedei-lha como esposa, peço-vos. Aparentai-vos connosco: dai-nos as vossas filhas e casai com as nossas. Habitai connosco e o país ficará à vossa disposição; ficai aqui, estabelecei-vos nele-"(Gn34,8-19)
O próprio Siquém, seu filho, também foi falar com Jacob, pedindo o seu consentimento para a tomar por esposa, dispondo-se a pagar o dote e os presentes: mas dai-me somente a jovem por mulher."(34,11-12)
Siquém estava pois disposto a assumir as suas responsabilidades
Os irmãos de Dina"estavam consternados com o que sucedera. A sua indignação era muito grande, porque uma infâmia caira sobre Israel:Siquém dormira com a filha de Jacob, o que não devia fazer"(34,7) e o crime pedia uma vingança. "Responderam astuciosamente a Siquém e a Hamor."(34,7).
Primeiro puseram condições: eles eram circuncidados e a sua irmã não podia casar com um incircunciso(pagão). Por isso exigiram que todos os homens da cidade se circuncidassem(v.15)
O rei e seu filho tentaram satisfazer as exigências dos irmãos de Dina, e foram até ás portas da cidade convencer os homens para se circuncidarem(vv. 20-24)
Os irmãos de Dina fingem concordar com as trocas tanto comerciais como materiais e os dois povos ficavam unidos por uma aliança. Os benefícios seriam mútuos.
Sem esquecerem a violação da irmã, quando os homens de Siquém e Levi estão em convalescência da circuncisão, os dois mais velhos,Simeão e Levi, entram na cidader e matam-nos a todos, incluindo o rei e o seu filho Siquém, o violador. Saquiaram a cidade , apoderaram-se dos bens da população e capturaram mulheres e crianças(Gn 34,24-29).
Perante estes acontecimentos Dina pagou cara a sua saída do acampamento.
A Bíblia não refere uma só palavra que Dina tenha proferido,
-mas o seu nome ficou manchado e a sua virgindade perdida,
- foram mortos os homens da cidade,
-as mulheres ficaram viúvas,
-os filhos ficaram orfãos,raptados e sem bens,
- Dina ficou sem aquele que a amava
-o sofrimento de Jacob foi enorme:"Então Jacob disse a Simeão e a Levi:tornastes-me mal visto entre os habitantes do país..."(gn34,30) ,concordando que foi um exagero a vingança dos irmãos de Dina.
Ela acabou por ser a principal vítima:foi violentada, foi usada pelos irmãos para justificarem a sua conduta, roubaram-lhe o futuro marido que estava apaixonado por ela, acabou por ser tão injustiçada como o seu violador.
Perante esta passagem bíblica põem-se a perguntas:
- Que perigos core uma rapariga à procura de seduções em meios desconhecidos,em convívios duvidosos,em diversões pouco saudáveis?
-Que lições podemos tirar deste acontecimento?
Que se faz, no meio familiar, e social, para que os jovens construam o edifício belo da vida?
A que pode levar a frustração, de quem se encontra só, em certas situações?
meditando com a Bíblia na mão

24 comentários:

monica disse...

A hitoria de Diná e um exemplo de vida para nós hoje.Quando não se tem alguma ocupação se faz muitas besteiras, é onde chega o momento em que você se arrepende é tarde demais.É, quando você gostaria de volta atrás e não tem mais jeito,então você fica todos os dias pedido perdão a Deus.Se perguntando será que Deus vai me perdoa?

DASILVA jm disse...

O autor se equivocou : o filho mais velho de jaco se chamava RUBEN ..depois vem semeao e levi..
E nao se sabe ao certo porque Ruben O PRIMOGENITO nao quis participar deste crime , talvez seja pelo fato de nao ser treinado em lutas de espadas , ou devido a sua personalidade mais pacifica ou talvez mais covarde , vemos que no episodio de teu irmao jose , invejas e sumiço do jovem na cisterna e depois sua venda aos mercadores como escravo , RUBEN foi covarde e sem autoridade , visto que : era ele o verdadeiro TUTOR E O RESPONSAVEL pelo jovem JOSE , sendo designado por seu pai , visto que era primogenito , somente lamentou ,mas nao lutou para salvar seu irmao e tampouco , contou a seu pai o ocorrido , sem dizer o horrivel epsodio que cometeu, deitando com a mulher de teu pai ..Bila .. perdeu a sua primogenitura ,passando aos filhos de jose ,EIS ai o destino de um covarde e imparcial , que tolera calado os erros sem defender a justiça ..
QUANTO ao destino de DINÀ , apesar de sua displicencia e imprudencia , nao tenham duvidas de que nao era o plano de DEUS de israel, misturar seu povo com os cananeus , logo esta paixao de SIQUEM por ela nao foi mais nada que uma armadilha satanica , como tantas outras para frustar os planos de DEUS , A FIM DE impedir o nascimento do MESSIAS , e nao esqueçamos que os cananeus eram povos com a sorte definida : deveriam desaparecer da face da terra , o SENHOR sabe la o por que ,nos foi passado agora uma liçao : um rapaz principe que se apaixona por uma donzela e acha normal violenta-la e mesmo assim quer casar com esta >> Que tipo de povo e civilizaçao era esta.. pois saibamos: Isto era normal entre os cananeus ,, Depois eles eram descendentes dos GIGANTES da antiguidade , e o SENHOR TRATOU DE ELIMINA-LOS ...MAS neste caso semeao e Levi foram errados sendo repreendidos por seu pai jaco , pois fizeram um pacto traiçoeiramente . Deixai , o SENHOR FARA JUSTIÇA CONTRA NOSSOS INIMIGOS ..

Carmem disse...

GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECEU COM DINA? ELA SE MATOU? NÃO TENHO CERTEZA, SE ALGUÉM SOUBER...AGRADEÇO.

IVAN VAN DER ELSTCH ALPHOLYTHE disse...

A BÍBLIA RELATA QUE DINÁ SUBIU AO EGITO, JUNTO COM SEU PAI JACOB E SEUS IRMÃOS, A CONVITE DE SEU IRMÃO JOSÉ. PESQUISEM EM GÊNESIS 46:8-15

Anónimo disse...

pq ela não foi contada como uma tribo? e pq seu pai não a abençoou como os 12?

Cíntia disse...

É possível devido a alguns escritos que ela não tenha sido violentada e sim permitido o ato, pois se apaixonou também por Síquem.
Ela se revoltou com a traição dos irmãos e abandonou a família, indo para o Egito.

Unknown disse...

Os filhos de Jacó foram assassinos covardes, duvido que Deus estava de acordo com isso.

Unknown disse...

Temos que tomar cuidado com o que assistimos eu estava assistindo o filme de jose onde toda história batia com a da biblia quando uma amiga chegou pra mim falando que tinha assistindo a história de dina e ali vi quando a história estava toda distorcido tivemos um debate onde ela acreditava na história que ela tinha assistido e foi muito dificil colocar a verdade mesmo mostrando na bíblia então temos que ter cuidado ao assistir filmes não se basear somente ali e sim analizar as escrituras

Unknown disse...

Ela casou depois de muito tempo é Deus deu um filho a ela

o meu filho vive no alem disse...

O meu nome é dina e é por todas estas besteiras que a igreja perde fiéis. Na minha opinião Deus queria juntar sim os povos e o princepe e o rei foram homens de honrra quem falhou foram os filho de jaco tanto que venderam o irmão. De facto não se fala de dina assim como anos a fio não se falou em maria madalena.a culpa é da igreja.e acreditem eu sou CRISTÃ porque acredito em cristo não nos homens.

barbosav712@gmail.com disse...

Adorei seu desbafo minha amada Dina!!
DEUS trabalha do jeito e da forma que Ele quer, porque Ele e DEUS!!
e a Bíblia nos relata que DEUS não tem prazer na morte do impio!!!

barbosav712@gmail.com disse...

Adorei seu desbafo minha amada Dina!!
DEUS trabalha do jeito e da forma que Ele quer, porque Ele e DEUS!!
e a Bíblia nos relata que DEUS não tem prazer na morte do impio!!!

Claudemir Lima disse...

Onde esta este texto?

Unknown disse...

Estou a pesquisar a história de Dina, gostaria de saber se ela realmente abandona a família para viver no Egito, por ter ficado revoltada com o que os irmãos fizeram com o marido. E se ela teve Filho com Siquem. Alguém sabe me dizer ?

Unknown disse...

olha eu assisti um filme com ela tenda vermelha a história e assim mesmo ela abandona a família e vai ao egito com a mãe do rapaz na netflix nome é tenda vermelha cer lá se vocês gostam.

charles viamao disse...

Na mini série José do Egito conta que a tribo de Jacó foi a uma festa na cidade de siquem e lá houve o estupro e por muitos ano dina não quis casar e depois aceita um pretendente e fica gráfica durante os 7anos de fome na região

Doce Calma disse...

Sua opinião é bem parecida com a daquelas pessoas que justificam o estupro pela roupa. Sempre justificando a cultura machista pelo comportamento da mulher. A mulher é culpada sabe quando? Quando coloca esse tipo de gente no mundo e não os ensina a respeitar o ser humano, e entender sobre direitos iguais.

Gilvana Pereira disse...

Interessante como os homens sempre deram um jeito de usar a palavra de Deus para justificar seus atos. A opressão da mulher e a escravidão são exemplos distintos de como usar um contexto histórico para basear julgamnetos e sentenças. A sociedade daquela época era tribal e onspovos em guerra o que explica a condição da mulher e o comércio de escravos, mas e hoje em dia? O que justifica tantos descasos, opressão, violação dos direitos, estupro e morte da mulher na sociedade. Percebe-se que independente do tempo, muitos homens continuam tendo um comportamento animalesco e tribal. Ei acredito na Bíblia e creio ser ela a palavra de Deus, porém não devemos esquecer que a palavra é de Deus, mas os atos são humanos.

Unknown disse...

Eu acredito em Deus e sou cristão nao estou aqui para falar mau nam bem só que devemos ler mais a biblia para poder discutirmos sobre as escritura sagrada medita mais,no livro noa adianta voces ficar dizendo que e cristao e nao esamina as escritura,assim falou DEUS o meu povo perecem por nao examina a minha escritura lembra da promessa que Deus fez á Abraão a Isaque e Jacó assim tiramos nossas duvida.eu amo vcs

Unknown disse...

Oi Eliana. Estou começando pesquisar sobre a história de dina. Oque vc achou.
Pode me mandar por email
Dayanevts@gmail.com

Unknown disse...

Eu também acredito que foi uma questão Cultural....
Mulheres tinha poucos direitos naquela época...

Unknown disse...

Eu gostaria de saber

Unknown disse...

Onde tem isso escrito não encontrei!!??

Unknown disse...

Desde os tempos da antiguidade e também no tempo de Jesus e até hoje, as pessoas se odeiam e se matam em nome da santidade e da vontade de Deus. Só mudam a forma de fazer isso. Usam o nome de Deus para justificar todo tipo de maldade, usando o nome do Deus q é amor para se odiarem. Uma pessoa só muda quando vive de acordo c o evangelho ensinado por Jesus. O amor.