20 de março de 2008

O SACRAMENTO DA ORDEM


telas a óleo


TEXTO BÍBLICO-"Jesus percorria as aldeias vizinhas a ensinar. Chamou os Doze, ccomeçou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos malignos.Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a mão ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto; que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas. E disse-lhes também:" Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até que partirdes dali. E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles."
Eles partiram e pregavam o arrependimento, expulsavam numerosos demónios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos"(Mc 6, 6b-14)

I-EXPOSIÇÃO DOUTRINAL

QUAIS SÃO OS SACRAMENTOS AO SERVIÇO DA COMUNHÂO?

Dois sacramentos, a Ordem e o Matrimónio, conferem uma graça especial para uma missão particular na Igreja em ordem á edificação do povo de Deus. Eles contribuem em especial para a comunhão e para a salvação dos outros.

I-AS DIMENSÕES DO SACRAMENTO DA ORDEM

a) O MINISTÉRIO DOS DOZE NO NOVO TESTAMENTO

Desde os inícios da Igreja, os Doze, chefiados por Pedro, formam um grupo reconhecido como tal
(1 Cor 15, 5) e desempenha uma autoridade no interior da comunidade cristã. Trata-se de um grupo de discípulos escolhidos pelo próprio Cristo segundo os Evangelhos e remonta ao ministério de Jesus na Galileia. Depois de os chamar, Cristo confere-lhes a missão de:
*Pregar(Mt 28, 19)
*Perdoar os pecados(Mt18, 18;Jo 20, 20-23)
*Celebrar a Eucaristia(Lc 22,19)
*Ungir os doentes(Mc 6, 12)
Expulsar os espíritos impuros (Mc 6, 7) Dar testemunho até aos confins do mundo (Act 1, 8).
De entre os Apóstolos, Pedro é a rocha sobre a qual se identifica a Igreja e quem recebe as chaves do Reino (Mt 16,18) e quem deve confirmar os seus irmãos(Lc 22,32).
Os Doze aparecem nos Actos dos Apóstolos como as testemunhas privilegiadas da Ressurreição do Senhor, têm um papel directo na comunidade de Jerusalém e nas comunidades que se criam. Desde o início, com Pedro à frente,longe de ser uma soma de indivíduos, são um grupo reconhecido como tal.
O texto mais denso do livro dos actos dos Apóstolos é um breve discurso de Pedro aquando da substituição de Judas, para enconrar de novo a plenitude dos Doze (Act 1, 15-22).
O escolhido deve cumprir estas quatro condições:
*Ser testemunha da Ressurreição de Jesus, uma vez que este é o primeiro objectivo do seu ministério.
*Ter convivido com Jesus durante o período do seu ministério, "desde o Baptismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto"(Act 1, 21-22)
*Pertencer ao grupo dos discípulos a quem Ele chamou pessoalmente a segui-lO,constituindo-se testemunha da sua actividade e ouvinte das suas palavras.
*Ter recebido o Espírito Santo, quem, segundo a promessa de Cristo (Lc 24, 48-49), deve capacitá-lo para realizar a missão de testemunho de Cristo ressuscitado e toda a sua vida, palavras e obras .
S.João distingue os Doze dos outros discípulos. Estes foram escolhidos por Jesus(Jo 6,70) e dirige-se-lhes de forma especial em alguns momentos (Jo 6,67). Eles constituem historicamente o grupo dos primeiros discípulos que se reniram junto de Jesus. As frases do discurso da ÚLTIMA CEIA aplicam-se-lhes perfeitamente:
*Foram escolhidos e instituídos por Jesus para dar fruto(Jo 15, 16)
*Têm de dar testemunho, porque andaram com Ele desde o Princípio(Jo 15. 27)
*São os que o Pai deu a Jesus(Jo 17,9)
*E nenhum se perdeu, a não ser o filho da perdição(jo 1117,12).
Os Apóstolos são consagrados na verdade, consagrados para guardar a Palavra e serem enviados ao mundo (Cf,Jo 17, 18, 20-21 )
Os Doze,como enviados de Cristo ressuscitado, têm a particularidade de serem sempre testemunhas da obra de Deus, através da Ressurreição de Jesus e envio do Espírito Santo, e, portanto, insubstituíveis.
Neste sentido, a Graça do apostolado está incluída no próprio acontecimento da Páscoa e do Pentecostes.


QUINA FEIRA SANTA-INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO

É TEMPO DE NÓS, POVO DE DEUS-ACORDARMOS PARA ESTAS DUAS VERDADES;

*INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO - REJUBILARMO-NOS; TORNARMO-NOS COOPERANTES COM A HIERARQUIA ECLESIÁSTICA ,CONVERTEMO-NOS AO AMOR SENDO CADA VEZ MAIS TESTEMUNHOS DE JESUS CRISTO ,GLORIFICANDO COM ELES A MISERICÓRDIA DO SENHOR , REZARMOS MUITO POR TODOS OS SACERDOTES E PEDIR AO SENHOR MUITAS E SANTAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS.

*A EUCARISTIA-ACTUALIZAÇÃO PASTORAL DE CRISTO -O EXERCÍCIO DESTE MINISTÉRIO NÃO É OBSTÁCULO, MAS ALIMENTO DA MESMA SANTIDADE DO SACERDOTE

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO"FORMAÇÃO CRISTÃ-CATEQUESE DE ADULTOS NA
DIOCESE DA GUARDA-8º-TEMA

Sem comentários: