18 de março de 2008

O PAI É A FONTE E O FIM DA LITURGIA

A liturgia é antes de tudo, acção de Deus em favor dos homens.Haveremos, porventura, de mudar a nossa perspectiva e CONSIDERAR O CULTO COMO UMA resposta ao dom do Pai. O movimento é duplo: antes de tudo é descendente, porque Deus primeiro nos amou; depois é
ascendente, porque ele nos inspira a acção de graças, o louvor e a súplica.
O Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus está também na origem, e é a causa da reconciliação com o Pai que, por Cristo e no Espírito, através da mediação da Igreja, nos perdoa os pecados.. Ao tomarmos consciência das bençãos do Pai sobre nós- o que acontece quando se proclama e escuta a Palavra- o nosso coração e a nossa mente,o nosso corpo e o nosso espírito hão-de querer prestar-Lhe um culto de gratidão.

CRISTO ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA LITURGIA DA IGREJA

A Liturgia cristã é única porque Ela é obra de Jesus Cristo!
Ele foi enviado pelo Pai para ser um de nós e para nos fazer entrar na comunhão eterna de Deus Uno e Trino. Cristo é que prestou-e PRESTA-AO PAI O CULTO PERFEITO.
Ele é que sabe glorificar o Pai dignamente e continua a Sua Liturgia no Céu.
Nós, aqui na terra, ANTECIPAMOS A LITURGIA CELESTE porque Jesus está no meio de nós e age connosco e por nós. Ele continua presente na Sua Palavra, sobretudo na celebração dos sacramentos, nos sucessores dos Apóstolos que actuam"na Sua pessoa" e, especialmente, na Eucaristia(Pão da Vida e Presença que se adora), onde nós celebramos por Ele, com Ele e nEle.
Inspirando-nos na Sacrosanctum Concilium,nn. 5 e 6, diremos que o Mistério Pascal(Paixão,Morte,Ressurreição e Glorificação de Jesus) é o vértice para onde conduz o Mistério de Cristo. Este engloba todos os acontecimentos da salvação, desde a incarnação até à consumação dos tempos. A celabração deste Mistério na Liturgia, é manifestação do agir de Cristo que através da igreja, se torna presente e nos torna contemporãneos dos acontecimentos do Calvário, do sepulcro e do Cenáculo.

Ainda sujeitos á concupiscência e ao pecado, o mistério Pascal é rocha onde assenta a Fé e a Esperança. É também símbolo do amor de Cristo na obediência ao Pai. Quando os FÍEIS PARTICIPAM NA LITURGIA da Igreja, manifestam ainda o desejo de transformação do seu corpo, para serem definitivamente CONFIGURADOS À IMAGEM DO CORPO GLORIOSO de
Jesus Cristo.
Jesus Cristo atrai-nos a partir do Seu Mistério Pascal para nos irmos tornando com Ele imagem da Páscoa.
À maneira da Igreja-Corpo de Cristo-o destino do nosso corpo humano é vir a ser um corpo espiritual e glorioso.
O mistério Pascal é, pois,a chave de interpretação de todas as celebrações litúrgicas, especialmente a Santa Liturgia da Missa onde se dá a antecipação da Celebração celeste entre Anjos e Santos
*O Dia de Páscoa é o Domingo seguinte á primeira lua cheia, após o Equinócio da Primavera

Texto extraído do livro"Formação Cristã- Catequese de Adultos, na diocese da Guarda-1º tema

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