10 de março de 2008

MISTÉRIOS DA INFÂNCIA DE JESUS

1º mistério-A ANUNCIAÇÃO
A Santíssima Virgem mantinha-se tão pequenina,tão recolhida em face de DEUS,no segredo do templo,que atraía as complacências da Santíssima Trindade...O Pai inclinando-se para esta criatura tão bela,tão ignorante da sua beleza,quis que fosse a Mãe no tempo d'Aquele de quem Ele é o Pai,na eternidade.Então o Espírito de Amor,que preside a todas as operações de Deus,sobreveio-lhe;e a Virgem diz o seu FIAT:"Eis a serva do Senhor,faça-se em mim segundo a Vossa palavra", e assim se realizou o maior dos mistérios.E, pela descida do verbo nela,Maria ficou para sempre cativa de Deus.(CF39)
2º mistério-A VISITAÇÃO
Quando leio no Evangelho"que Maria percorreu diligentemente as montanhas da Judeia"para ir cumprir o seu ofício de Caridade junto a sua prima Santa Isabel,vejo-a passar tão bela,tão calma,tão majestosa,tão recolhida interiormente,com o Verbo de Deus.(U R 40).
Uma alma unida a Jesus é um sorriso vivo que O manifesta e O dá. (Ct232)
3º mistério-O NASCIMENTO
Fiquei no coro cam a Santíssima Virgem,esperando o Divino Menino que esta vez vai nascer não mais num presépio mas na minha alma,nas nossas almas,porque é o Emanuel, o"Deus connosco"...
Parece-me ouvir os anjos cantar o seu doce cântico:"Alegremonos,um Salvador nos foi dado(Ct187)
Aquele que adoram os anjos
está nos pobres paninhos.
Posso duvidar do seu Amor
tão bem provado neste belo dia?

Ó mistério incompreensível,
Jesus , o Forte,o Todo Poderoso,
o Deus escondido,o Inacessível,
para nós se faz pequenino.
4º mistério-A APRESENTAÇÃO NO TEMPLO
E para Te pagar o teu amor
dou--me a Ti para sempre.
Ia fazer 14 anos, quando um dia, durante a minha acção de graças,me senti irresistivelmente levada a escolher Jesus para único esposo,e sem demora,uni-me a ele pelo voto de virgindade.Não nos dizemos nada,mas damo-nos um ao outro,amando-nos tão fortemente,
que a resolução de ser toda d'Ele se torna em mim ainda mais definitiva.(R30-31)
5º mistério-A VIDA ESCONDIDA EM NAZARÉ
Com Teu Filho, Mãe muito querida
quero levar uma vida muito escondida,(P2)
O lugar onde o Filho de Deus está escondido é o seio do Pai...o que fazia dizer a Isaías:"Vós sois verdadeiramente um Deus escondido".E,contudo, a sua vontade é que estejamos fixos n'Ele,que moremos onde Ele mora,na unidade do Amor...(CF1)
É aí,bem no fundo,no Céu da minha alma que gosto de encontrá-lO,pois Ele nunca me abandona."Deus em mim,eu n'Ele".Ó! É a minha Vida!...

Frutos destes mistérios-Viver cada vez mais unida a Deus,procurar fazer cada vez melhor o que Lhe agrada,reconhecer a nossa pequenez e não nos preocuparmos demasiado connosco,fazer da nossa alma um abrigo para Jesus descansar,intensificar no coração a verdadeira morada dum Tesouro escondido.

TEXTOS EXTRAÍDOS de temas da BEATA ISABEL DA TRINDADE

Sem comentários: