9 de março de 2008

AJUDA ESPIRITUAL

Todo o ser humano sente em si como que um apelo à eternidade e um chamamento à Sua semelhança.A vontade pessoal é muito importante mas não basta.O mais importante é o encontro com Deus, procurá-lO, beber nas Suas fontes de Amor e conseguirmo-nos conjugar nEle, Amando.
No Baptismo recebemos o Espírito Santo de Deus(cfr.Act2, 38) com os Seus respectivos dons .
São eles,em número de sete, que nos vão ajudar a crescer em Sabedoria, Graça e Idade.(cfr.Lc.2.40) coadjuvados com outros meios-os Sacramentos e a Sua Palavra- Bíblia. Deus também coloca junto de nós Sacerdotes e Acompanhadores espirituais, sempre disponíveis para ajudar no percurso dessa vida de intimidade.
Um programa nos é dado por S. João"Que Ele cresça e que eu diminua(cfr.Jo3,30)
Após a Ressurreição, Jesus apareceu aos peregrinos de Emaús, que vinham de Jerusalém duvidosos na sua Fé. Com esta companhia , enquanto Ele lhes falava, recuperam-nA . Convida-os a acreditar na Palavra que lhes anuncia e de tal forma, que Lhe pedem"Fica connosco"(lc24,29).
Neste contacto Jesus abre-os ao Amor.
O acompanhamento espiritual leva-nos ao fortalecimento da Fé, à credibilidade da Palavra, à disponibilidade do nosso coração, à aceitação da nossa vida conforme à vontade divina, sejam quais forem as situações e os planos orientadores .
Todos os grandes santos tiveram a necessidade de uma boa ajuda espiritual.Quanto mais nós,
simples ignorantes,não havemos de precisar dela? Peçamos a Deus essa ajuda e uma vez conseguida essa Graça, sejamos humildes,tornemo-nos fortes na obediência,procurando declinar a nossa vontade num esforço permanente de docilidade ao Espírito Santo.Através duma justa ajuda fraterna,tornar-nos-emos no Homem Novo.
Se muitos jovens e adolescentes estão hoje longe de Deus e enterrados no vale de lágrimas é porque lhes faltou um verdadeiro companheiro espiritual.
Quantas vocações missionárias e religiosas não surgiriam se muitos dos jovens crescessem com acompanhamento espiritual?!
Muitos jovens esquecem Deus bem cedo porque lhes faltou muitas dessas ajudas na hora do combate.
A quantos jovens, na hora crítica, foi lembrada, pelo testemunho, a nossa condição de BAPTIZADOS, Filhos de DEUS e da Mãe Igreja?

de Maria do Rosário Guerra e Graça

Sem comentários: