17 de março de 2008

CONDENAÇÃO DO FARISAÍSMO

Na sociedade que temos, fazia bem debruçarmo-nos nas passagens da Sagrada Escritura, tão actuais para os tempos de hoje e ponderá-las, creio eu.
CRISTO de ONTEM fala-nos HOJE e no FUTURO, com uma actualidade sempre recente, apelando, pela Sua infinita Misericórdia, à nossa conversão.

(MT 23,1-36; MC 12,38-409)
37-Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se de que Ele não se tivesse lavado antes da refeição.
39 O Senhor disse-lhe:"vós os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.40 insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo.
42 Mas AI DE VÓS, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas e descurais a justiça e o Amor de Deus! Estas eram as coisas que devíeis praticar e não aquelas.
43 AI DE VÓS, fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e de ser cumprimentados nas praças!
44-AI DE VÓS, porque sois como os túmulos, que não se vêem e sobre os quais as pessoas passam sem se aperceberem!"
45 Um doutor da Lei tomou a palavra e disse-lhe:"Mestre, falando assim, também nos insultas a nós."46 Mas Ele respondeu:"AI DE VÓS, também, doutores da Lei, porque carregais os homens com fardos insuportáveis e nem sequer com um dedo tocais nesses fardos!
47 AI DE VÓS, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é que os mataram!
48 Assim, dais testemunho e aprovação aos actos dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós edificais-lhes sepulcros.
49 por isso mesmo é que a sabedoria de Deus disse:"hei-de enviar-lhes profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros perseguirão, 50 a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51 desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o sangue. Sim, Eu vo-lo digo, serão pedidas contas a esta geração.
52 AI DE VÓS,doutores da Lei, porque vos apoderastes da chave da ciência:vós próprios não entrastes e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar!"
53 Quando saiu dali, os doutores da Lei e os fariseus começaram a pressioná-lO fortemente com perguntas e a fazê-lO falar sobre muitos assuntos, armando-lhe ciladas e procurando apanhar-Lhe alguma palavra para O acusarem.

da SAGRADA ESCRITURA

Sem comentários: