14 de fevereiro de 2012

ONDE ESTÁS ,SENHOR?



ONDE ESTÁS, SENHOR?
“Estejam sempre alegres. Permaneçam sempre em oração.
Sejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é à
vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo
Jesus”. 1 Ts 5.16-18
sta semana recebi uma ligação que me
deixou apreensiva. Saí do telefone com a
sensação de estar andando em círculos
com uma pessoa. Você já teve esta sensação?
Algumas semanas atrás dois pastores da igreja
onde congrego falaram sobre “lavar os pés”.
Aquela palavra ficou vários dias em minha
mente e quando foi na terça-feira, após a
ligação, esta mensagem saltou do “arquivo” e se
colocou diante dos meus olhos.
Fui até a cozinha passar um café enquanto fazia
algumas perguntas para Deus, pois para mim
estava ficando difícil. Alguém nos procurou alguns meses atrás
porque seu casamento estava passando por um período bastante
turbulento. Entre a esposa e a música, o marido preferiu a música.
Entre a esposa e a amante, ele ficou com a amante. Certo tempo
depois ele volta para casa, mas decidido manter uma vida dupla até
que um dia a esposa descobre e lhe dá uma surra, então ele decide
sair novamente de casa e voltar para a amante, pois esta já era a
segunda vez que eles se agrediam fisicamente. Ela então sai atrás da
vidente gospel da vida e a palavra que recebe vem satisfazer o seu
sentimento de vingança, afinal ela estava ferida e se sentindo
abandonada. A “vidente gospel” declara que seu ex-marido irá
morrer, então ela começa contar os dias e as horas para o seu
sepultamento e começa a divulgar a morte de seu ex-marido para as
pessoas mais próximas, pois afinal a vidente gospel já havia
profetizado (Is 8.19-22).
Do outro lado da linha ela pergunta se por acaso eu teria o telefone
particular do pastor da igreja onde congrego, pois o ex-marido estava
de volta. Aí começa a minha luta interna. Na mesma hora eu comecei
a pensar que se não houver uma regeneração de ambas as partes
estes pés serão colocados novamente em minha porta para serem
lavados e confesso com lágrimas nos olhos que senti vontade de
E
fazer como os discípulos fizeram em Jerusalém. Entraram na casa,
perceberam a bacia e o cântaro, mas ninguém se ofereceu para lavar
os pés. Eu perguntava a Deus se teria que lavar pés que poderiam
voltar a qualquer instante para a lama da prostituição, pés que se
encaminhariam para buscar previsão para futuro. Pés que talvez
voltassem com o vírus do HIV já que estão levando uma vida tão
promiscua.
Queria compartilhar a minha frustração com alguém, mas achei que
não deveria incomodar ninguém com este assunto. Neste momento o
telefone toca e do outro lado à voz suave e doce de uma amiga e
irmã em Cristo. Então ela me pergunta se está tudo bem, pois meu
nome havia surgido em sua mente de uma maneira tão forte que ela
precisou deixar tudo o que estava fazendo para ligar. Quem me ligou
é alguém que está nos ajudando a lavar os pés deste casal, então
pude falar da minha inquietação e sabia que ela iria entender. E entre
tantas coisas ela me disse algo que está ecoando até agora em minha
mente: “Nós fomos ensinadas a amar”. Ela disse: Eu também me
encontro cansada, pois não consigo ver postura neles, mas nós fomos
ensinadas a amar e Deus será justo.
Não há como retroceder, não há como viver de outra maneira. Ele
nos ensinou a amar.
Ontem ao sair coloquei no carro minha Bíblia e um dos livros de Max
Lucado (Simplesmente Como Jesus). Enquanto estava no trânsito
abri minha Bíblia e o que Deus tinha reservado para mim se encontra
no Salmo 31. O salmista declara: “Viverei feliz porque senti o teu
amor cuidadoso em ação na minha vida. Tu viste os meus
problemas, o meu coração apertado, e não permitiste que os
meus inimigos me dominassem. Pelo contrário. Tu me deste
um caminho largo e passos bem firmes. Sê bondoso comigo,
Senhor, porque estou confuso e cheio de problemas. Já estou
cansado de tanto chorar, já estou fraco de tanta tristeza”. (Sl
31.7-8)
Em muitos momentos não conseguimos entender direito a razão de
se dar graças a Deus por determinadas coisas que surgem no nosso
dia-a-dia, mas o salmista declara que viverá feliz porque sentiu o
amor cuidadoso em ação na sua vida. Isto é maravilhoso!
Durante a audiência com o Supremo Juiz, eu colocava as minhas
razões para deixar esta função. Sinto-me frustrada ao ver alguém
correndo atrás de previsões e querendo o tempo todo que alguém
decida a sua vida por não desejar dobrar os joelhos e buscar a face
de Deus. Alguém que prefere previsões ao invés de ter disciplina da
leitura da Palavra. Eles vivem olhando para todos os lados
procurando esperança, mas só encontram medo, tristeza e
desespero. Quem vive atrás destas coisas, vive como escravo,
cansado e morto de fome e quando a fome aperta, ofendem os
líderes e a Deus.
Dizia a Deus do meu cansaço pela falta de postura. Dizia a ele
quanto estava cansada de lavar toda esta sujeira. A bacia sempre fica
cheia de mentiras, prostituição, infidelidade, falta de compromisso
com Deus, negligência com sua filhinha que assiste as agressões
físicas, com os pais da esposa que também são obrigados a assistir
toda esta situação decadente. Nós desejamos ardentemente que eles
vivam de acordo com a Palavra de Deus e não conseguimos ver
esforço algum e como ser humano que sou muitas vezes me sinto
cansada e frustrada.
E sabe de uma coisa? Nós precisamos estar vigilantes, pois fomos
todos feitos do mesmo material. Precisamos nos esforçar a cada dia.
Ele me dá espaço para me sentir frustrada, mas não me dá o direito
de julgar. Ele me dá espaço para falar da minha indignação, mas não
posso julgar. Pois somente o sangue de Jesus Cristo nos purifica de
todo pecado.
Então, chego ao hospital e enquanto espero a minha hora de ser
atendida abro o livro de Max Lucado e Deus que me faz sentir o Seu
amor cuidadoso em ação em minha vida respondendo através do
autor: “Relacionamentos são bem-sucedidos não pela punição
dos culpados, mas pela misericórdia dos inocentes”. “De todos
os homens naquela sala, apenas um era digno de ter seus pés
lavados. E Ele foi o que lavou os pés dos outros. O que era
digno de ser servido serviu os outros. A genialidade no
exemplo de Jesus é que o fardo da construção da ponte recai
sobre o forte, não sobre o fraco. O único inocente foi o único a
tomar a iniciativa”. (Livro: Simplesmente Como Jesus –pág.
33)
O nosso Deus nos mostra como devemos dar graças por tudo e
também nos concede poder para fazê-lo. Ele nos mostra razões de
sermos gratos em qualquer situação, mesmo não compreendendo os
porquês da situação em si. Muitas vezes no instante em que as
coisas acontecem não conseguimos estar gratos e nem mesmo
manter a calma e a melhor coisa é parar e ser sincera com Ele e dar
graças mesmo sem entender.
O nosso Deus sabe quando estamos confusos, cheios de problemas e
cansados de chorar e quando conseguimos ser honesto conosco
mesmos e principalmente com Ele, a Sua luz vem, nos ilumina. E um
coração queixoso não pode sobreviver ao espírito de gratidão.
Quando parece que o dia tornou-se noite, podemos perceber que na
verdade é à sombra da Sua mão que se estende para nos afagar e
quanto mais vazio estiver o nosso cálice, mas espaço haverá para
recebermos do Seu amor. O Deus que nós servimos é santo. Ele é a
luz do mundo. Se nós o seguirmos, não vamos tropeçar na escuridão,
porque sobre o nosso caminho será derramado luz viva. Os ensinos
de Deus nos conduzem a vida eterna, mas todo aquele que o rejeita e
despreza a sua Palavra será julgado no dia do juízo pelas verdades
que Ele mesmo revelou. E a mim e você só cabe obedecer.
“Você pode estar certo de que Jesus conhece o futuro de cada
pé que está lavando”. Max Lucado
Graça e Paz
!
Regina Lopes

Sem comentários: