23 de fevereiro de 2011

PALAVRA DO SENHOR PARA O DIA DE HOJE COM A PASTORAL NACIONAL DE LITURGIA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 12, 6
Eu confio, Senhor, na vossa bondade.
O meu coração alegra-se com a vossa salvação.
Cantarei ao Senhor por tudo o que Ele fez por mim.


ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Deus todo-poderoso,
que, meditando continuamente nas realidades espirituais,
pratiquemos sempre, em palavras e obras,
o que Vos agrada.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I (anos ímpares) Sir 4, 12-22 (gr. 11-19)
«Aqueles que amam a sabedoria são amados por Deus»

A sabedoria aparece, muitas vezes, neste e noutros livros do mesmo género, como se fosse uma pessoa; neste caso, como uma mestra e guia dos que a procuram e a seguem. A sabedoria é, de facto, uma dádiva de Deus aos homens, uma como que presença de Deus no meio dos homens. Por isso, ela quer ser acolhida e escutada e seguida; ou antes, ela própria conduzirá quem a seguir por caminhos seguros, inundados de alegria e de paz.

Leitura do Livro de Ben-Sirá
A sabedoria educa os seus filhos e cuida daqueles que a procuram. Aqueles que a amam amam a vida e os que a procuram desde a aurora alcançam a graça do Senhor. Quem a conserva recebe a glória como herança: para onde quer que vá tem a bênção do Senhor. Os que a servem prestam culto ao Deus santo e aqueles que a amam são amados por Deus. Aquele que a escuta julgará as nações e quem lhe presta atenção permanece confiante. Quem nela confia recebê-la-á como herança e hão-de possuí-la os seus descendentes. Primeiro, acompanhá-lo-á por caminhos tortuosos, fará vir sobre ele o medo e o pavor e o provará com a sua disciplina, até que possa ter confiança nele e experimentá-lo com as suas exigências. Mas depois virá directamente ao seu encontro, enchê-lo-á de alegria e lhe revelará os seus segredos. Se ele, porém, se desviar, abandoná-lo-á e o entregará à sua própria ruína.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 165 e 168.171 e 172.174 e 175 (R. 165a)
Refrão: Vivem em grande paz, Senhor,
os que amam a vossa lei. Repete-se

Vivem em grande paz os que amam a vossa lei
e nada há que os perturbe.
Observo os vossos preceitos e as vossas ordens,
pois diante de Vós estão todos os meus caminhos. Refrão

Brote de meus lábios um hino de louvor,
porque me ensinastes os vossos decretos.
A minha língua proclame a vossa palavra,
porque são justos todos os vossos mandamentos. Refrão

Eu suspiro, Senhor, pelo vosso socorro
e a vossa lei faz as minhas delícias.
Viva a minha alma para Vos louvar
e os vossos juízos venham em meu auxílio. Refrão


ALELUIA Jo 14, 6
Refrão: Aleluia Repete-se
Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor:
Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Refrão


EVANGELHO Mc 9, 38-40
«Quem não é contra nós é por nós»

A escola de Jesus não é fechada nem exclusivista. Ele é, realmente, o Caminho e a Verdade; e todo aquele que procede bem e de boa fé já avança pelos seus caminhos, mesmo que o não saiba. E aqueles que já têm a graça de O conhecer hão-de de olhar com simpatia os que se esforçam por ir ao seu encontro, para que finalmente todos venham a reunir-se no mesmo e único redil do único Pastor.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impe-dir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós».
Palavra da salvação

Sem comentários: