27 de fevereiro de 2011

OS PECADORES E AS RIQUEZAS

A nossa fraqueza humana é tão grande que é menor que uma milésima à última potência, do pó invisível. Que leviandade a nossa quando nos julgamos mais que uma pequeníssima semente inútil que Deus, na sua infinita misericórdia, quer que germine respeitando SEMPRE a nossa LIBERDADE!?...
Em "Diálogo" de Santa Catarina de Sena podemos ler em 14-11\46-47\-os pecadores e a riqueza- «Jesus diz a Santa Catarina:- Enganam-se pois os pecadores. Ao se privarem da luz da Fé,tornam-se cegos e caminham tateando, agarrando-se a tudo que encontram. Com olhar obscurecido, afeiçoam~se aos bens materiais e passageiros, iludem-se como tolos que vêem o ouro e não o veneno. Deves saber que as realidades materiais, com seus prazeres e deleites,quando conseguidas e conservadas sem mim, só por egoísmo desordenado, não passam de escorpiões enganadores. Na tua juventude depois da visão da árvore( 14.8) eu te fiz ver escorpiões com cabeça de ouro e cauda de veneno. O ouro e o veneno confundiam-se, mas o aspeto que primeiro se via era o do ouro. Apenas conseguiam escapar do veneno aqueles que estavam iluminados pela Fé. Como te disse naquela ocasião, tais pessoas eram os que iliminavam o veneno da própria sensualidade .
Os que preferiam os bens materiais, eram os que usavam a sua inteligência na aquisição, posse e uso do "ouro" deste mundo. As almas desejosas de grande perfeição, desprezavam o ouro. afetiva e efetivamente.
Como te afirmei, aquela vez, estes últimos são os que seguem os conselhos(evangélicos) quanto ao desejo e quanto à prática, conforme o legado de Cristo. Outros, na prática do bem, seguem os conselhos pelos desejos e não pela prática.»

Sem comentários: