18 de fevereiro de 2011

AJUDA À IGREJA QUE SOFRE

JAMAICA
Padre Reggae

A Jamaica sempre verde e solarenga é realmente um paraíso turístico na terra. Contudo, foi aqui que em 1981 um homem excepcional, filho de imigrantes chineses, o P. Richard Ho Lung, começou a sua missão. Descobriu o lado mais tenebroso e sinistro da Jamaica: a pobreza, a penúria, uma realidade originada pelos conflitos entre traficantes de droga e a venda de armas.


Em conjunto com dois amigos fundou os Missionários dos Pobres (MOP), deu início à missão de ajudar os habitantes mais pobres de Kingston, e logo se tornou uma voz incansável por esta causa.
Os irmãos trabalham nos seus centros e prestam auxílio às vítimas de SIDA, aos incapacitados física e mentalmente, às crianças, às grávidas e aos presos. Levam uma existência frugal, e não procuram recompensa pelo seu trabalho no apoio aos pobres. A sua única fonte de rendimento provém de vários benfeitores e organizações, incluindo a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).




P. Richard Ho Lung: Um padre que gosta de música Reggae


O P. Richard Ho Lung passou a maior parte da sua vida a servir os pobres e miseráveis do mundo, mais especificamente na Jamaica. Depois de se formar na faculdade de St. George's e de se tornar um padre jesuíta, o P. Ho Lung sentiu o chamamento para responder de uma forma mais radical e "desafiar" o Evangelho.

A resposta do P. Ho Lung tem tomado diversas formas, mas foca principalmente a ajuda aos pobres e deficientes, bem como levar a mensagem do evangelho aos povos do mundo inteiro através da música, graças a um enorme talento musical. Assim, criou um grupo de músicos profissionais, actores e voluntários, que se chama "Padre Ho Lung & Friends", cujo lema é: "Devemos dar o nosso melhor ao Senhor e aos pobres".
Todos os lucros revertem para apoiar as obras de caridade dos Missionários dos Pobres.
Um padre missionário comentou um dia:
Havia crianças que não conseguiam cantar as canções que vinham da América:
"Um pão, um corpo".
São canções lindíssimas, mas é difícil ensiná-las às crianças dos bairros de lata. Então, o P. Ho Lung começou a escrever canções como:
"Pai Nosso que estais no Céu"
E as crianças começaram a gostar. Isto encorajou-o para continuar a escrever estas bonitas canções

Sem comentários: