10 de janeiro de 2011

O MENDIGO QUE CONFESSOU JOÃO PAULO II

Há alguns anos, no programa da televisão da Madre Angélica, nos Estados Unidos(EWTN), relataram um episódio pouco conhecido da vida de João Paulo II.
Um sacerdote norte americano da diocese de Nova York dispunha-se a rezar em uma das paróquias de Roma quando, ao entrar, se encontrou com um mendigo. Depois de observá-lo durante um momento, o sacerdote apercebeu-se de que conhecia aquele homem.
Depois de algum tempo, reconheceu no mendigo um companheiro do seminário, ordenado no mesmo dia que ele. Agora mendigava pelas ruas.
O Papa identificou-se, cumprimentou-o e escutou dos lábios do mendigo como tinha perdido a Fé e a sua vocação.
Ficou profundamente comovido e estremecido.
No dia seguinte, o mendigo vindo de Nova York tinha a oportunidade de assistir à missa privada do Papa e poderia cumprimentá-lo no final da celebração, como é costume..
Ao chegar a sua vez, sentiu o impulso de ajoelhar-se em frente do Santo Padre. e pedir que rezasse pelo seu antigo companheiro do seminário, descrevendo brevemente a sua situação ao Papa.
Um dia o mendigo recebeu o Convite do Vaticano para cear com o Papa.
O sacerdote da cúria voltou à paróquia e comentou com seu amigo, o desejo do Santo Padre.
O mendigo convenceu-se, levou-o ao seu lugar de hospedagem e ofereceu-lhe roupa para assear-se.
O Pontícipe e mendigo cearam juntos e o Papa depois pediu ao sacerdote da cúria que o deixasse com o mendigo a quem pediu que o escutasse em confissão.
O homem impressionado, respondeu que já não era sacerdote.
Respondeu o Papa:"Uma vez sacerdote, é-o para sempre.
-Mas estou fora das minhas faculdades de presbítero"-insistiu o mendigo
- "Eu sou o Bispo de Roma e posso-me encarregar disso"-disse o Papa
O homem escutou a confissão do Papa e pediu-lhe por sua vez ao Santo Padre que escutasse a sua confissão. Depois dela, chorou amargamente.
No final, o Papa perguntou-lhe em que paróquia mendigava. Designou-o assistente do pároco da mesma, encarregando-o do cuidado dos mendigos.

Sem comentários: