14 de janeiro de 2011

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA CONGRATULA-SE COM A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

João Paulo II
Conferência Episcopal congratula-se com beatificação de Papa que aproximou a Igreja Católica do mundo
por LusaHoje

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se hoje, sexta-feira, com o anúncio da beatificação de João Paulo II, Papa que aproximou a Igreja Católica do mundo, disse o seu presidente, Jorge Ortiga.

"Foi um homem que tinha uma paixão muito grande pela Igreja e sabia que esta sua paixão era um renovar a mesma Igreja para que estivesse presente no mundo", afirmou Jorge Ortiga, apontando as viagens que João Paulo II realizou através das quais contactou com as comunidades cristãs, mas também o mundo civil. Para Jorge Ortiga, "a sua morte foi como que uma confirmação disso". "Praticamente tinha quase que o mundo aos seus pés, todo o mundo celebrou perante o testemunho da sua vida", declarou o presidente da CEP, para quem a beatificação é uma "confirmação daquilo que deve ser uma das características fundamentais da Igreja nos tempos que correm", mostrar que "hoje também ser santo é possível".

O presidente da CEP defendeu que esta "deve ser a grande mensagem que um grande homem" deixa ficar, adiantando que a beatificação, "quase em tempo recorde", não o surpreendeu. "Quem efectivamente conheceu o Papa João Paulo II, conhecia-o na sua dimensão pastoral, apostólica, no seu dinamismo, na sua vivacidade, mas também sabia que a sua vida era como que uma transparência, (...) de alguém que fez um caminho para uma vida de perfeição, de harmonia com o Evangelho", acrescentou.

Por outro lado, o prelado considerou ainda que a existência do milagre significa que a vida de João Paulo II poderá "servir de modelo para os homens e as mulheres dos dias de hoje". Recordando muitas ocasiões em que esteve com João Paulo II, Jorge Ortiga destacou a presença do antecessor de Bento XVI no Santuário do Sameiro, em Braga, em maio de 1982, ainda Jorge Ortiga não era arcebispo. A beatificação de João Paulo II vai ocorrer a 1 de Maio, anunciou hoje o Vaticano

Sem comentários: