15 de dezembro de 2010

PALAVRA DO SENHOR PARA O DIA DE HOJE

ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Deus omnipotente, que as próximas festas do nascimento do vosso Filho nos fortaleçam nos trabalhos desta vida e nos alcancem os bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Is 45, 6b-8.18.21b-25
«Desça o orvalho do alto dos céus»

Só Deus é a fonte da salvação; e o homem só está no caminho da salvação quando se volta para Deus, O invoca, O escuta, O segue, deixando-se conduzir por Ele. Para isso, o próprio Deus Se adianta a vir ao encontro do homem, para que este O reconheça e d’Ele receba a libertação de todos os seus males. É esta uma atitude fundamental no Advento: esperar o Senhor, invocar o Senhor, voltar, desde já, para o Senhor o nosso coração.

Leitura do Livro de Isaías
«Eu sou o Senhor e não há outro. Formo a luz e crio as trevas, dou a felicidade e crio a desgraça. Sou Eu, o Senhor, que faço tudo isto. Derramai, ó céus, o orvalho lá do alto e as nuvens chovam a justiça; abra-se a terra e germine a salvação e com ela floresça a justiça. Sou Eu, o Senhor, que o realizo». Assim fala o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra e a consolida, que não a criou para ficar deserta, mas a formou para ser habitada: «Eu sou o Senhor e não há outro». Quem anunciou tudo isto no passado? Quem o predisse há tanto tempo? Não fui Eu, o Senhor? Não há outro Deus além de Mim; Eu sou o Deus justo e salvador e não há outro. Voltai-vos para Mim e sereis salvos, todos os confins da terra, porque Eu sou Deus e não há outro. Juro pelo meu nome, é justo o que sai da minha boca, a minha palavra é irrevogável: Diante de Mim se hão-de dobrar todos os joelhos, em meu nome hão-de jurar todas as línguas, dizendo: ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza’». Hão-de vir, cobertos de vergonha, à sua presença todos os que se levantaram contra Ele. No Senhor terá salvação e glória toda a descendência de Israel.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 84 (85), 9ab-10.11-12.13-14
(R. cf. Is 45, 8)
Refrão: Desça o orvalho do alto dos céus
e as nuvens chovam o Justo. Repete-se

Escutemos o que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis.
A sua salvação está perto dos que O temem
e a sua glória habitará na nossa terra. Refrão

Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade,
abraçaram-se a paz e a justiça.
A fidelidade vai germinar da terra
e a justiça descerá do Céu. Refrão

O Senhor dará ainda o que é bom
e a nossa terra produzirá os seus frutos.
A justiça caminhará à sua frente
e a paz seguirá os seus passos. Refrão


ALELUIA Is 40, 9-10
Refrão: Aleluia Repete-se

Clama com voz forte, arauto da boa nova:
O Senhor vem com poder e majestade. Refrão


EVANGELHO Lc 7, 19-23
«Ide contar a João o que vistes e ouvistes»

Respondendo aos enviados por João Baptista, Jesus apresenta-Se com as obras de salvação que está realizando em favor dos doentes, dos pobres, sobretudo pobres da palavra de Deus. É esta a sua missão, ser o Salvador. As curas realizadas nos doentes do corpo são, por sua vez, sinais da cura de doenças mais profundas, as que atacam o espírito do homem. Por sinais como estes, Ele pode ser reconhecido (como o Salvador e Enviado de Deus).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, João Baptista chamou dois dos seus discípulos e enviou-os ao Senhor com esta mensagem: «És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?» Ao chegarem junto de Jesus, os homens disseram-Lhe: «João Baptista mandou-nos perguntar-Te: ‘És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?’» Nessa altura Jesus curou muitas pessoas, de doenças, padecimentos e espíritos malignos, e deu a vista a muitos cegos. Então respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho; e feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda».
Palavra da salvação.

SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA

Sem comentários: