15 de setembro de 2010

SABER PERDOAR

Jesus ensinou-nos que o perdão é o primeiro passo para nos reconciliarmos com Deus.
Sua Mãe deu-nos a prova desse amor que tudo perdôa.
Ele que tanto se humilhou por nossa causa , adverte-nos também do perdão mútuo. A dívida que temos para com Ele é muito maior que a que temos para com os outros.
Nossa dívida começa desde que nascemos. Concede-nos a vida como seres humanos, uma mãe que nos cuida e nos alimenta. Um pai que nos ajuda a crescer e colabora com a mãe. Temos uma família que nos ampara.Recebemos o Santo Batismo que nos perdôa o pecado original e nos torna membros efectivos da Santa Igreja.
Ao longo do nosso percurso terreno vamos recebendo continuamente a protecção divina, embora muitas das vezes, sem delas nos apercebermos.
Porque não havemos de perdoar a quem nos ofende, a quem põe em jogo o nosso bom nome?
Maria, a santa Mãe das dores não sofreu na carne todos estes vexames?
Quem somos nós. Que pretendemos nós neste mundo?Porque nos julgamos nós com direito de negar a Deus, E A iGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO, com o nosso orgulho?
É certo que o perdão custa muito, perante o grau com que fomos atingido. Mas ninguém é mais que o Mestre.
A memória atraiçoa-nos muito neste campo, mas temos de rezar como o Mestre:"Perdoai-lhes , Pai, que não sabem o que fazem". Carregar continuamente o fardo da falta de perdão também custa muito!
Não queiramos ser como o servo a quem o Senhor perdoou toda a dívida e, em paga, meteu na cadeia todos os que estavam sem pagar umas ninharias.
Jesus sofreu falsas acusações, flagelação ,escárnio, ofensas, a crucificação por amor de nós que tudo perdoou.
Em Lucas 6,37-38, Jesus suplica:"Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; dai e dar-se-vos á;. Colocar-vos ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante porque com a mesma medida com que medirdes, assim sereis medidos"
No Pai Nosso ,Jesus ensina-nos a pedir o pão de cada dia e o pedir perdão dos nossos pecados numa perpectiva de que também nós perdoemos a quem nos tenha ofendido.
Que é a Fé?
É a virtude teologal, pela qual ansiamos o perdão dos nossos pecados para que sejamos santificados.
(Actos dos Apóstolos 26, 17-18)
O perdão exige a virtude da humildade despida da vaidade que nos leva a perdoar aos que nos ofendem.O perdão é a concretização da Caridade com um coração sincero.

REZEMOS ESTA ORAÇÃO A NOSSA SENHORA PARA QUE APRENDAMOS A PERDOAR
Virgem Mãe, diante das dúvidas a teu respeito, respondeste com o perdão.
Na perseguição e muitas murmurações, respondeste com o perdão.
Diante da infãmia contra o Teus Filho, respondeste com o perdão.
Diante da traição e dor que a morte de Jesus acarretou, respondeste com o perdão.
Mãe de misericórdia, teu coração bondoso transbordante de clemência, escute a minha oração e obtenhas de Teu Filho o perdão para mim e para quantos me ofenderam.
Que a Mãe Igreja não seja sofrida pelos meus pecados e que acima deste mundo veja sempre a realeza do Teu Filho, Cristo sofredor, pelos pecados de toda a humanidade.Amen.

Sem comentários: