8 de setembro de 2010

PAPA ENVIA TERÇOS PARA OS MINEIROS

Chile: Papa envia terços para mineiros soterrados
O Vaticano continua a acompanhar atentamente a situação dos 33 mineiros que estão presos na mina de São José, no Chile, procurando transmitir força e esperança às vítimas e suas famílias.

Segundo a agência EFE, os 33 mineiros receberam no dia 2 um conjunto de terços benzidos pelo Papa.

O bispo de Santiago do Chile, D. Francisco Errázuriz, foi ao local levar os rosários e manteve um breve diálogo com os soterrados, incentivando-os a ultrapassar esta adversidade.

O prelado celebrou ainda uma missa, em pleno deserto de Atacama, onde a mina se encontra, congregando os familiares dos trabalhadores vítimas do acidente.

Recorde-se que os mineiros estão presos desde o dia 5 de Agosto, a 700 metros de profundidade, depois de um desmoronamento num dos túneis da mina.

Por agora, a situação das vítimas é estável, dentro do possível. Depois de um período em que fizeram um tratamento de nutrição especial, estão agora a receber alimentação normal.

Três dos mineiros apresentam lesões menores na pele, que os médicos acreditam serem motivadas pelas vacinas que receberam, contra doenças como a difteria, gripe ou tétano.

As equipas de salvamento estão a trabalhar na perfuração do túnel, para proceder ao resgate. Várias soluções de salvamento já foram debatidas, a última das quais a utilização de uma máquina utilizada na perfuração petrolífera, devido à profundidade que está em causa.

O prazo calculado para o resgate das vítimas aponta para um período de 3 a quatro meses

Sem comentários: