29 de setembro de 2010

OFÍCIO DE LEITURA-QUINTA FEIRA-PRIMEIRA LEITURA

DA EPÍSTOLA AOS FILIPENSES(3,1-16)

O exemplo de São Paulo

Irmãos , alegrai-vos no Senhor! A mim não me custa e a vós é proveitoso que vos escreva as mesmas coisas:"Cuidado com os cães, cuidado com os maus operários, cuidado com os falsos circuncidados"
Porque nós é que somos os verdadeiros circuncidados, nós que pelo Espírito de Deus, Lhe prestamos culto e nos gloriamos em Jesus Cristo, sem confiarmos na carne,
É verdade que eu também poderia confiar na carne. Se alguém julga poder fazê-lo, quanto mais eu que fui circuncidado após oito dias, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu, filho de hebreus; quanto à Lei, fui fariseu; quanto ao zelo, persegui a Igreja; quanto à Justiça, segundo a Lei,vivi irrepreensívelmente. Mas tudo isto, que era para mim lucro, considerei-o como perda por amor de Cristo!
Mais ainda: considero todas as coisas como preluízo comparando-as com o bem supremo que é conhecer Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele renunciei a todas as coisas, considerei-as como lixo, para ganhar a Cristo e n'Ele me encontrar, não com a minha justiça,que vem da Lei, mas com a que se recebe pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e se funda na Fé. Assim poderei conhecer Cristo, a força da Sua Ressurreição e a participação nos seus sofrimentos, configurando-me à Sua morte, para ver se posso chegar à ressurreição dos mortos.
Não que eu tenha já chegado à meta, ou já tenha atingido a perfeição. Mas continuoa correr, para ver se a alcanço, uma vez que também fui alcançado por Cristo Jesus. Não penso, irmãos, que já o tenha conseguido. Só penso numa coisa: esquecendo o que fica para trás, lançar-me para a frente, continuar a correr para a meta , em vista do prémio que Deus, lá do alto, me chama em Cristo Jesus.
Todos nós, portanto, que somos perfeitos, assim devemos sentir; se em algum ponto sentis de outro modo, Deus vô-lo há-de esclarecer. Entretanto, qualquer que seja o ponto já atingido, sigamos na mesma linha.

RESPONSÓRIO(Filip 3, 9-10; Rom 6,8)
R- Renunciei a tofas as coisas para ganhar a Cristo. Assim conheceremos o poder da Sua Ressurreição e a participação nos Seus sofrimentos.
V-Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. Assim conheceremos o poder da Sua Ressurreição e a participação nos Seus sofrimentos!

Sem comentários: