31 de agosto de 2010

OFÍCIO DE LEITURA-TERÇA-FEIRA --HOMILIA DE UM AUTOR DO SÉCULO II

2ª LEITURA
(CAP 8,1-9.11 fUNK 1, 152-156)
A PENITÊNCIA DE CORAÇÃO SINCERO
Façamos penitência enquanto vivemos na terra. Somos barro nas mãos de um artífice. O oleiro pode recompor o barro que lhe sai defeituoso ou se lhe desfaz nas mãos, enquanto o está a modelar; mas depois de o introduzir no forno já não o retoca mais. Assim também nós, enquanto estamos neste mundo, façamos penitência e arrependamo-nos sinceramente de todos os pecados cometidos, enquanto é tempo, para sermos salvos pelo Senhor.
Depois de partirmos deste mundo, já não poderemos confessar os nossos pecados, nem fazer penitência. Por isso, irmãos, façamos a vontade do Pai, conservemos casto o nosso corpo e guardemos os mandamentos do Senhor, e assim alcançaremos a vida eterna. Diz o Senhor no Evangelho:" Se não fostes fiel no pouco, quem vos confiará o muito? Eu vos digo: Quem é fiel no pouco também será fiel no muito".
Quer dizer: conservai o corpo casto e o caráter cristão imaculado para que seja digno de receber a vida.
E nenhum de vós ouse afirmar que o nosso corpo não será julgado nem ressuscitará. Considerai bem: em que situação fostes redimidos e ilumunados, senão enquanto vivíeis neste corpo? Por isso devemos guardar este corpo como um templo de Deus. Assim como fostes chamados neste corpo, também neste corpo vos apresentareis. Se Cristo Senhor, que nos salvou, sendo antes apenas espírito, Se fez Homem e assim nos chamou, também nós receberemos a recompensa neste corpo.
Amemo-nos portanto, uns aos outros, para chegarmos todos ao reino de Deus. Enquanto temos tempo para sermos curados, entreguemo-nos a Deus , nosso médico e demos-Lhe a retribuição devida. Que retribuição? A penitência de um coração sincero. Deus conhece previamente todas as coisas; conhece tudo o que se passa no nosso coração. Tributemos-Lhe o nosso louvor, não só com a boca mas também com todo o coração, para que nos receba como Seus filhos.
Porque o Senhor disse" Os meus irmãos, são aqueles que fazem a vontade de meu Pai"

RESPONSÓRIO
Ez 18, 31-32; 2 Pedro 3, 9
R.Lançai os vossos pecados para longe de vós e criai um coração novo e um espírito novo. Eu não desejo a morte de ninguém, diz o Senhor; convertei-vos e vivereis.
V. O Senhor usa de paciência para convosco para que ninguém pereça, mas que todos se possam arrepender. Eu não desejo a morte de ninguém, diz o Senhor. Convertei-vos e vivereis.

ORAÇÃO
DEUS ETERNO E MISERICORDIOSO, AFASTAI DE NÓS TODA A ADVERSIDADE, PARA QUE SEM OBSTÁCULOS DO CORPO OU DO ESPÍRITO, POSSAMOS LIVREMENTE CUMPRIR A VOSSA VONTADE. POR NOSSO SENHOR

Sem comentários: