(Hom.9 na Dormição da B.V. Maria3,7,8,10;PG 06,727.734.735)
Outrora,o Senhor feriu os primeiros pais da raça mortal, que se tinham enchido do vinho da desobediência e adormeceram dum sono de morte.
Ele exilou-os e expulsou-os do paraíso do Éden.
Mas hoje, Àquela que produziu o gérmen da obediência ao nosso Deus e Pai, Àquela que restituiu a vida a todos os mortais, não A receberá no paraíso?
Ela que foi unida a Deus com todo o seu ser, como poderá a morte devorá-la e a mansão dos mortos fechar~se sobre Ela?
Se Cristo, que é a Verdade e a Vida, disse:"Onde Eu estiver, aí estará também o meu servidor"(Jo.12,26b), como é que, com muito mais vantagem, não habitará com Ele a Sua Mãe?
Então os progenitores da nossa raça-Adão e Eva- exclamaram em voz alta, com os seus lábios exultantes:" Feliz , és Tu, nossa Filha que aboliste a pena da transgressão! Tu herdaste para nós um corpo perecível, Tu trouxeste para nós, em Teu seio, uma veste de incorruptibilidade!
Tu recebeste de nós a vida,
e nos deste em troca a verdadeira Vida!...Tu restauraste a nossa antiga morada; nós tínhamos fechado o Paraíso. Tu abriste novamente o acesso da árvore da Vida. Por nossa falta, os bens tinham-se trocado em penas; Graças a Ti, dessas penas saíram os maiores bens.
Como irás experimentar a morte, Tu que és sem mancha?
Ela será para Ti uma ponte que te conduz à Vida, uma passagem à imortalidade.
"Maria, certamente disse então:" Meu Filho, em Tuas mãos entrego o meu espírito. Recebe a minha alma que Te é querida e que Tu preservaste de toda a culpa. É a Ti e não à terra que Eu entrego também o meu corpo.
Leva-me para junto de Ti, a fim de que aí onde estás Tu, o fruto das minhas entranhas, Eu esteja também para partilhar da Tua morada.
Apresso-me a voltar para Ti, que desceste para mim, suprimindo toda a distância".
Depois destas palavras, Ela ouviu por sua vez, uma voz:"Vem minha bendita Mãe, entra no teu repouso.
Levanta-te minha amada, a mais bela de entre as mulheres, pois eis que o Inverno já passou. Tu és formosa, minha amiga, e sem mancha de pecado em Ti
O odor dos Teus perfumes excede todos os aromas".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário