28 de julho de 2010

SALMO 27-ORAÇÃO DE CONFIANÇA

Da Bíblia Sagrada

27 (26) ORAÇÃO DE CONFIANÇA

Pode ser considerado como salmo individual de confiança ou de súplica. Compõe-se de duas partes: nos v.1-6, partindo de uma situação de grande aflição, o salmista exprime, sobretudo, a confiança; nos v.7-14, e sem referir concretamente os motivos da sua preocupação, a atitude é de súplica. O tom mais suplicante do salmo condiz bem com o facto de, liturgicamente, parecer situar-se antes do sacrifício a que este acto de confiança e de súplica daria lugar.





1De David.
O SENHOR é minha luz e salvação:
de quem terei medo?
O SENHOR é o baluarte da minha vida:
quem me assustará?
2Quando os malvados avançam contra mim, para me devorar,
são eles, meus opressores e inimigos, que resvalam e caem.
3Ainda que um exército me cerque,
o meu coração não temerá.
Mesmo que me declarem guerra,
ainda assim terei confiança.
4Uma só coisa peço ao SENHOR
e ardentemente a desejo:
é habitar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida,
para saborear o seu encanto
e ficar em vigília no seu templo.
5No dia da adversidade, Ele me abrigará na sua cabana;
há-de esconder-me no interior da sua tenda
e colocar-me no alto de um rochedo.
6Agora, Ele ergue a minha cabeça
acima dos inimigos que me rodeiam.
Oferecerei sacrifícios de louvor no seu santuário,
cantarei e entoarei hinos ao SENHOR.
7Ouve, SENHOR, a voz da minha súplica,
tem compaixão de mim e responde-me.
8O meu coração murmura por ti,
os meus olhos te procuram;
é a tua face que eu procuro, SENHOR.
9Não desvies de mim o teu rosto,
nem afastes, com ira, o teu servo.
Tu és o meu amparo: não me rejeites nem abandones,
ó Deus, meu salvador!
10Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem,
o SENHOR há-de acolher-me.
11Ensina-me, SENHOR, o teu caminho,
guia-me por sendas direitas,
por causa dos que me perseguem.
12Não me entregues à mercê dos meus inimigos,
pois contra mim se levantaram testemunhas falsas,
que sussurram violência.
13Creio, firmemente, vir a contemplar
a bondade do SENHOR, na terra dos vivos.
14Confia no SENHOR!
Sê forte e corajoso, e confia no SENHOR

Sem comentários: