26 de julho de 2010

GRANDEZA DO AMOR NUM CASAL

Tenho pensado hoje, com frequência, no casal São Joaquim e Santa Ana. Como seria a vida deles?
Joaquim vivia para Ana e Ana vivia para Joaquim, numa total harmonia e de afazeres contínuos, combinados,num desejo de se agradarem um ao outro mutuamente e não ofenderem a Deus.
Segundo a tradição, Ana nasceu em Belém. Era descendente de Aarão. O seu pai ,Matan, era sacerdote e, tal como Joaquim, pertencia à família real de David.
O nome Ana significa Graça, Misericórdia.
Ana teve duas irmãs: Sobé, mãe de Santa Isabel e avó de São João Baptista, e a irmã Maria que foi mãe de Maria Salomé, casada com Cleofás, irmão de São José
Joaquim era natural da Galileia, da família de David, era justo e temente a Deus.
São Lucas ao falar dos pais de São João baptista, diz que eles eram justos aos olhos de Deus, guardando os mandamentos e as leis do Senhor, irrepreensivelmente.
São Jerónimo afirma que, para cumprir rectamente a vontade de Deus, o dinheiro que ganhavam dividiam-no em três partes:Uma era para o Templo, outra era para os peregrinos e pobres e finalmente a outra era para os gastos da família.
Deus, para actuar precisa de homens com sentido de justiça e generosidade, com sentido dos outros, e que manifestem a sua bondade e virilidade em obras.
Diz Santa Brígida-" Deus, que abarca o presente, o passado e o futuro, não achou ninguém mais digno e santo,que este casal para se tornar nos pais da Virgem Maria".
Este matrimónio viveu durante longos anos, sem que a menor sombra alterasse a serenidade daquele paraíso doméstico em que reinavam a paz espiritual, o amor honesto e desinteressado, e a pureza de costumes.
Só um facto entristeceu , mas no abandono confiante, aquele casal- a esterilidade de Ana. Durante vinte anos não tiveram filhos. Fizeram votos ao Senhor de que se tivessem um descendente, o consagrariam ao Seu serviço.
E, apesar dos anos irem passando, não perderam a esperança nem a confiança n'Aquele que das "pedras do deserto faria nascer filhos de Abraão"-Sagrada Escritura.
Depois de muitas afrontas que tiveram de suportar, um dia Joaquim foi para a montanha onde durante cinco meses fez oração e sacrifícios pedindo ao Altíssimo que lhe desse um filho. Sua mulher, na sua casa de Nazaré rezava também.
Apareceu-lhe então o arcanjo São Gabriel que, da parte do Senhor, lhe comunicava que ia ser mãe. Na montanha , Joaquim, também recebe a visita do anjo da parte de Deus que iria ter um filho.
Ana compreendeu que ia ser o santuário onde o Altíssimo tinha realizado o mais admirável prodígio. No seu seio, acabava de se consumar a Imaculada Conceição de Maria.
Mistério inefável de amor e de graça. Depois de Maria, não há ninguém mais unido a este mistério que Santa Ana.Por este facto podemos avaliar o grau de santidade de Ana e de Joaquim.
No lar Humilde de Nazaré a família tornou-se um verdadeiro oráculo do Senhor. Os mandamentos e toda a lei divina tornavam-se alimento espiritual- TRÊS CORPOS E UMA SÓ ALMA - na pureza de vida, união e amor que vinha do alto.
Se as famílias assim fossem...rezassem e vivessem sob as leis divinas...
De Santa Ana e de São Joaquim nasceu a Virgem Maria e aa Virgem Maria nasceu Jesus Cristo, o NOSSO SALVADOR.
SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, ROGAI PELOS CASAIS DA NOSSA SOCIEDADE, PARA QUE COLOQUEM O AMOR DE DEUS ACIMA DO MATERIALISMO.
de Maria do Rosário Guerra

Sem comentários: