Evangelho segundo São Marcos 12,35-37
Naquele tempo: 18Vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso
Quinta-feira, 4 de Junho de 2010.
SANTO DO DIA: São Francisco Caracciolo, Fundador dos Clérigos Regulares Menores
Primeira Leitura: Segunda carta de S. Paulo a Tomóteo 3,10-17
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo: 10Tu me tens seguido fielmente no ensino, no procedimento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na perseverança, 11nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, Icônio e Listra. E que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou. 12Aliás, todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. 13Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda a boa obra.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
Salmo 118
Tantos são os que me afligem e perseguem, mas eu nunca deixarei vossa Aliança!
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Vossa palavra é fundada na verdade, os vossos justos julgamentos são eternos.
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Os poderosos me perseguem sem motivo; meu coração, porém, só teme a vossa lei.
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Ó Senhor, de vós espero a salvação, pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?' E uma grande multidão o escutava com prazer.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Cirilo de Jerusalém (313-350)
Bispo de Jerusalém e Doutor da Igreja.
Catequese Baptismal 10, 2-5; PG 33, 662ss. (a partir da trad. Bouvet/Orval)
«O Seu nome é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores» (Ap 19, 16)
Se alguém quer honrar a Deus, que se prostre diante do Filho de Deus. Sem isso, o Pai não aceita ser adorado. Do alto dos céus, o Pai fez ouvir as seguintes palavras: «Este é o Meu Filho muito amado, em Quem pus a Minha complacência» (Mt 3, 17). O Pai compraz-Se no Filho [...], que é chamado «Senhor» (Lc 2, 11), não abusivamente, como os senhores humanos, mas porque o senhorio Lhe pertence por natureza desde toda a eternidade. [...]
Não deixando de ser quem é e mantendo verdadeiramente a glória imutável do Seu estado de Filho, Ele não deixa de Se adaptar às nossas fraquezas, como médico muito hábil e mestre compassivo. Fê-lo quando era realmente Senhor, não tendo poder por transferência, antes Lhe pertencendo por natureza a glória do senhorio. Não era Senhor à nossa maneira, mas era Senhor com toda a verdade, exercendo o senhorio com o consentimento do Pai, sobre as Suas próprias criaturas. Com efeito, nós temos domínio sobre os homens que são nossos iguais, quer em dignidade, quer em sofrimento, e muitas vezes temo-lo também sobre os que são mais velhos. Pelo contrário, em Nosso Senhor Jesus Cristo o senhorio não é deste tipo: Ele é, em primeiro lugar, Criador, e depois Senhor. Ele tudo criou segundo a vontade do Pai, e depois exerce o senhorio sobre aquilo que só por Ele existe.
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