20 de maio de 2010

O ESPÍRITO SANTO, SENHOR QUE DÁ A VIDA É ESPOSO DA VIRGEM MARIA

O Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, tão esquecida e tão pouco amada, não só é a alma da Igreja é também a alma da alma de cada um de nós.
Assim como a luz do relâmpago risca a luz do sol em plena noite, assim a luz do Espírito Santo atravessa as almas puras e lhes dá a sabedoria e o sabor das coisas divinas.
Os sete dons e os sete frutos iluminam e aquecem, alimentam e rebustecem, são remédio que curam e dão graça às almas para subirem à espiritualidade com que alcançam a santidade. O Espírito Santo, não só é a terceira pessoa da Santíssima Trindade como é também o esposo de Maria, a Virgem Santíssima pois que ela concebeu e gerou Jesus Cristo ( o que nela se gerou é obra do Espírito Santo.(Mt.1-20). Pode~se dizer , que Jesus Cristo como Deus é Filho do Pai eterno-o seu Verbo- enquanto que como homem é filho da Virgem Maria e do Espírito Santo.
O papel relevante do Espírito Santo aparece nos grandes acontecimento da vida de Cristo. Vêmo-lo no baptismo de Cristo no rio Jordãoem forma de pomba,"Este é o meu filho muito amado. Escutai-O"(Mt3,16-17).
No Pentecostes- a maior festa depois da Páscoa cinquenta dias após a Páscoa-o Espírito Santo manifestou-se aos Apóstolos sob a forma de línguas de fogo pousando em cada um deles, que por sua vez falavam a cada um dos presentes na sua própria língua. Também caiu sobre a cabeça da Virgem Santíssima.
Ficaram todos cheios do Espírito Santo (Act,2-3-4) nascendo, nesse mesmo dia a Igreja, isto é , o Corpo místico, pois o corpo físico nascera em Belém. Há graus de espiritualidade que só Deus conhece e concedeos seus dons, não tanto pela intelectualidade mas pela permeabilidade da alma aos apelos divinos. O convívio amigo com Deus, por meio da oração, meditação, humildade, caridade vivida com todos, principalmente os mais carenciados, abandonados, são os Seus predilectos. Ele não estabelece graus de diferenças entre almas cultas e anallfabetas. O interior, para Ele é o que interessa e esse só dEle é conhecido. Quantas almas que vivem no dia a dia connosco, numa vida normal, revelarem a acção do Espírito Santo. O Espírito não se engana na escolha.
A Virgem Santíssima é uma testemunha da acção do Espírito Santo.
Associada à Santíssima Trindade, como predilecta do Pai eterno, ocupa um lugar muito eminente ao ponto de o padre Gabriel Rosghini a chamar"Complemento da Santíssim Trindade"
Esta expressão teologal que ultrapassa a maioria dos cristãos, ao pronunciá~la leva consigo a simplicidade duma criança. Só quem for como elas entrará no reino dos céus.

Sem comentários: