15 de abril de 2010

ORAÇÃO DA NOITE COM SÃO BERNARDO

Recorro a Ti, Senhor Jesus, movido pela Tua bondade, porque sei que não desprezas os pobres nem tens horror aos pecadores. Tu não rejeitastes o ladrão que confessava o seu pecado, nem a pecadora desfeita em lágrimas, nem a cananeia suplicante, nem a mulher surpreendida em flagrante adultério e nem sequer o cobrador de impostos; não rejeitaste o publicano que implorava misericórdia, nem o apóstolo que Te negava, nem o perseguidor dos Teus discípulos, nem sequer os que Te crucificavam. Atrai-me o suave perfume das Tuas graças.
Faz, Senhor, que este perfume seja eficaz e perfume o meu coração e o reanime, tanto tempo atormentado pelo mau cheiro dos meus pecados, para que abunde destes perfumes não menos suaves que salutares...
Ensina-me a derramar o perfume da misericórdia, preparado com as carências dos pobres, as angústias dos oprimidos, as ãnsias dos aflitos, as culpas dos pecadores, e, por fim com todos os sofrimentos dos que sofrem, ainda que sejam meus inimigos.
Estas coisas parecem desprezíveis (à natureza), mas o perfume que delas exala é superior a todos os outros. É um bálsamo que restitui a saúde"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!...
Feliz a alma que procura abastecer-se com estes aromas, com o óleo da misericórdia neles infundido e inflamando-os com o fogo da Caridade...
Faz,Senhor, que eu tenha um coração cheio de compaixão para com os miseráveis, que se incline à compaixão e ao socorro dos abandonados e sós e, que me considere mais feliz dando do que recebendo.
Faz que seja fácil no perdão e saiba resistir à cólera, que nunca ceda à vingança e, em todas as coisas, tenha presente as necessidades dos outros mais do que as minhas.
Que a minha alma se embeba do orvalho da Tua misericórdia e no meu coração abunde a tua Bondade de modo que saiba fazer-me tudo para bem todos...e esteja tão morto de mim mesmo que não viva senão para os outros tal como Tu enquanto na Terra. Amen.

Sem comentários: