12 de abril de 2010

ESPIRITISMO, UMA FRAUDE-ALLAN KARDEC

Allan kardec não foi um prático, mas um simples teórico convicto do Espiritismo, diga-se em seu favor. No entanto é lamentável que tenha tentado impor o Espiritismo como dogma, sem qualquer investigação científica, deixando-se enganar infantilmente pelos truques dos chamados"médiuns" ou dos manobradores oportunistas, das sessões a que assistiu, construindo a partir daí, a suas teorias iconoclastas opostas às verdades do catolicismo.
Com a sua morte em 1869, a doutrina espiritista começa a perder força, dividindo-se os seus sequazes em diversas teorias contraditórias, mesmo nos pontos essenciais, desde as posições próximas da doutrina católica até às mais homogéneas e confusas, de inspiração budista e pagã, como sucedeu nos Congressos Nacionais e Internacionais de Londres em 1928, e Barcelona em 1934.
Daí que, a pouco e pouco, as sessões de Espiristismo, sobretudo na Europa, tivessem deixado de ser frequentadas por gente de alta sociedade, para acolher predominantemente pessoas de cultura média e inferior, incapazes de suspeitar dos truques mais primários com que inevitavelmente as enganam.
Já no auge do Espiritismo, no entanto, havia quem não tivesse dificuldade em confessar a existência de fraude.
Um deles, o renomado astrónomo Camilo Flamarion, que se interessara pelo fenómeno com a leitura das obras de Allan Kardec, pôde verificá-lo experimentalmente de modo insofismável.
Depois de ter assistido a algumas sessões, não teve qualquer dúvida em afirmar que os fenómenos espiritistas se deviam atribuir a uma força emanada do "médium"
Quis, porém, proceder de modo científico na análise, e chegou a uma conclusão diferente: nem espíritos nem "Médium". Simplemente pura fraude, como viria a afirmar textualmente em LA REVUE DE FINOT, anos mais tarde.:
"Possos dizer que, desde há 40 anos, todos os médicos mais célebres passaram pelo meu salão na Avenida do Observatório, em Paris, e posso também afirmar que, em quase todos, os surpreendi a fazer trapaça"(1906,p.29 e 329)

Texto extraído do livro"Espiritismo:uma fraude"- deHeitor Morais da Silva-S.J.
Editorial A.O.-Braga

Sem comentários: