18 de março de 2010

UM DECÁLOGO PARA O PAI


1º-O primeiro dever de um pai em relação aos filhos é amar a esposa, num cooperar na educação dos filhos.

2º- Um pai deve estar presente-Essa presença significa"tu és o primeiro interesse da minha vida".

3º-Quer queira quer não, um pai é sempre um modelo pelo exemplo, honestidade, lealdade e civismo.

4º-Um pai dá segurança,protege mesmo quando impõe regras e o seu "não" significa"Preocupo-me contigo"

5º-Um pai encoraja e dá força pela estima,respeito, escuta e aceitação da sua missão o que desperta nos filhos a confiança.

6º-Um pai recorda e conta as suas histórias, usa e abusa do diálogo, utilizando os momentos das refeições para o fazer,que são os momentos mais possíveis os momentos de diálogo, dado o stress moderno.

7º-Um pai ensina a resolver problemas dos filhos como passaporte para o mundo "de fora", mostrando forças para enfrentar e controlar o mundo em que se vive como mapa da vida.

8º~- Um pai é o amigo que perdoa. O filho espera essa qualidade do pai é a mais sentida pelo filho que confidencia querer um pai que nunca o abandonará nos momentos mais difíceis da sua vida.

9º- Um pai é sempre pai mesmo quando longe, nunca o esquecendo nem abandonando para que estas atitudes não provoquem feridas difíceis de sarar.

10º-Um pai é a imagem de Deus mostrando a sua vocação a partir de um exemplo de oração. A oração do PAI NOSSO ensinada por Jesus é rezada normalmente num encontro diário com os filhos num momento oportuno.

Sem comentários: