18 de março de 2010

S. CIRILO DE JERUSALÉM

Nacional de Liturgia
«Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai»



S. CIRILO DE JERUSALÉM, bispo e doutor da Igreja
18 Março


Nota Histórica
Nasceu de pais cristãos no ano 315. Sucedeu na Sé de Jerusalém ao bispo Máximo no ano 348. Por causa da sua oposição aos arianos foi mais que uma vez condenado ao exílio. Testemunham a sua actividade pastoral os sermões em que explicava aos fiéis a verdadeira doutrina da fé, a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja. Morreu no ano 386.

Missa
ORAÇÃO
Senhor, que por meio de São Cirilo, bispo de Jerusalém, revelastes de modo admirável os mistérios da salvação, concedei-nos a graça de conhecer de tal modo a Cristo vosso Filho que possamos participar plenamente da sua vida. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



Preparai vasos puros para receber o Espírito Santo

Alegrem-se os céus, exulte a terra, por aqueles que vão ser aspergidos e purificados com o hissope espiritual, pelo poder d’Aquele que, durante a sua paixão, também com um hissope, colocado na ponta de uma cana, foi dessedentado. Alegrem-se as Virtudes do Céu, e preparem-se as almas que se vão unir ao esposo celeste. Porque uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor.
Obedecei, portanto, filhos da justiça, à advertência de João que vos diz: Endireitai as veredas do Senhor. Afastai de vós todo o impedimento e obstáculo, a fim de que por caminho direito chegueis à vida eterna. Preparai, com fé sincera, a vossa alma, como um receptáculo puro, para receber o Espírito Santo. Começai a lavar as vossas vestes pela penitência, para que o Esposo vos encontre sem mancha quando fordes chamados à sua presença.
O Esposo chama todos sem discriminação, porque a sua graça é ampla e generosa; todos são convocados pela voz dos seus arautos; mas depois Ele próprio há-de escolher os que entram naquelas núpcias, que são a figura do Baptismo.
Não aconteça agora que algum daqueles que deram o nome cheguem a ouvir estas palavras: Amigo, como entraste aqui sem a veste nupcial?
Queira Deus que a todos vós seja possível ouvir: Muito bem, servo bom e fiel. Foste fiel em pouco, dar-te-ei poder sobre muito. Entra na alegria do teu Senhor.
Até agora, com efeito, tendes estado de pé à porta; assim todos possais dizer: O rei fez-me entrar no seu tesouro. A minha alma exulta no Senhor; Ele me revestiu com a veste da salvação e me envolveu num manto de justiça, como ao noivo que é coroado com o diadema, como à noiva que se adorna com suas jóias.
Seja a alma de todos vós encontrada sem mancha nem ruga ou coisa semelhante: não que esteja já assim antes de terdes recebido a graça – como poderia ser, se sois chamados à remissão dos pecados? – mas fazei de modo que a vossa consciência nada tenha que vos condene quando receberdes o Baptismo, e assim concorra para o efeito da graça.
Trata-se, irmãos, de um acontecimento da maior importância: aproximai-vos do Baptismo com grande cuidado. Cada um de vós se apresentará diante de Deus, na presença de multidões inumeráveis de Anjos. O Espírito Santo marcará as vossas almas com o seu sinal; vós ides ser recrutados para o exército do grande Rei.
Preparai-vos, portanto, e estai em ordem, não apenas com a brancura resplandecente das vossas vestes, mas com o fervor da vossa alma segura da sua inocência

Sem comentários: