21 de março de 2010

PROTEJA A FLORESTA DO FOGO

Protecção das Florestas



Fogos Florestais
Em Caso de Incêndio:

Logo que detecte um incêndio, procure alertar com a máxima urgência os bombeiros, contribuindo para a sua intervenção rápida e eficaz.
Sem pôr a sua vida em perigo, ao aperceber-se do inicio de um incêndio, procure extingui-lo ou limitá-lo. Colaborando na extinção até à chegada dos bombeiros.
Ninguém conhece a área onde vive como você, Disponibilize-se para ajudar os bombeiros a encontrarem o melhor caminho até ao incêndio.
Ao abandonar o local, certifique-se que não deixa garrafas ou pedaços de vidro espalhados pelo chão.
QUEIMADAS

Se necessita de fazer queimadas, peça autorização ao Governo Civil e contacte os bombeiros ou os Serviços Florestais.
Durante a realização duma queimada, permaneça em vigilância no local, tenha disponível uma pá, enxada ou outra ferramenta que lhe permita limitar a propagação do fogo à área que pretende queimar.
Tenha o máximo cuidado ao manusear gasolina, petróleo ou outros líquidos combustíveis que ao inflamar, pode originar um forte inicio de incêndio.
Antes de realizar uma fogueira, proceda à limpeza do local, afastando as folhas ou outro combustível circundante.
Após o incêndio extinto, os bombeiros podem ter que acorrer a outros incêndios. Colabore no rescaldo e vigilância da área ardida, quando solicitado.
Tenha o máximo de cuidado no apoio à extinção de um incêndio, em especial se houver vento, é fácil dar-se um reacendimento.
Um incêndio florestal pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos, mantenha uma faixa de 50m limpa em redor da casa e lojas situadas no meio das matas.


Cuidados a ter para evitar um incêndio florestal:

Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados
Não lance pontas de cigarro para fora da viatura, quando circular de automóvel
No interior de uma floresta ao acabar de fumar, certifique-se que o cigarro está bem apagado, Faça uma pequena cova, em terreno limpo e enterre a ponta de cigarro
Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos e evite a utilização de lume no interior das matas.
Não faça fogueiras em dias de vento intenso

Sem comentários: