17 de março de 2010

MEDITAÇÕES PARA LEIGOS E SACERDOTES

Por Vagner C. da Silva
Disse Santo Afonso Maria de Ligório: "Dum modo especial exige Deus dos padres que orem pelos pecadores:
Os sacerdotes, os ministros do Senhor, estarão em lágrimas e clamarão: Perdoai, ó Senhor, perdoai ao vosso povo!— Para satisfazer a isso, dir-se-á, basta recitar o ofício divino.— Mas Sto. Agostinho nos declara que o ladrar dos cães é mais agradável a Deus, do que a do frívolo sacerdote .De facto, sem a oração mental é muito difícil ter o espírito eclesiástico". Confira: (Sabe que as orações dos maus sacerdotes, como o são de ordinário os que nunca praticam a oração mental. Santo Afonso Maria de Ligório - A Selva)
Então o que os sacerdotes e os fiéis em geral devem meditar? O mesmo santo nos ensina que "quanto ao que meditar, não há assunto mais útil do que as verdades da vida: a morte, o julgamento, o inferno e o céu.Devemos meditar especialmente na morte, imaginado estarmos enfermos para morrer numa cama, com o crucifixo nas mãos e próximos a entrar na eternidade.Mas, principalmente para quem ama a Jesus Cristo e deseja crescer no seu santo amor, não existe meditação mais útil do que A Paixão do Redentor.‘O Calvário é a montanha das pessoas que amam’.Quem ama a Jesus Cristo sempre faz sua meditação sobre esta montanha, onde não se respira outro ar senão o amor de Deus.Vendo um Deus que morre por nosso amor e porque nos ama – ‘amou-nos e se entregou por nós’ – é impossível não o amar intensamente.Das chagas de Jesus Crucificado saem continuamente flechas de amor que ferem os corações mais duros.Feliz aquele que faz continuamente nesta vida a sua meditação sobre o monte Calvário! Montanha feliz, amável, querida, quem se afastará de ti?Desprendendo fogo, abrasas as pessoas que moram permanentemente sobre ti!. (Santo Afonso Maria de Ligório - Prática do amor a Jesus Cristo).

Sem comentários: