28 de fevereiro de 2010

SÃO TORCATO



28 de Fevereiro - S. Torcato, bispo (século I)



São Torcato é considerado o primeiro dos Varões Apostólicos, bispos enviados ainda no século I para evangelizar a Península Ibérica.

A sua história está envolvida em lenda.

Aparentemente, terá aportado a Cádis, no sul de Espanha, onde teria morrido e sido sepultado.

O seu corpo terá sido trazido para o norte da Península no século VIII, quando os cristãos de Cádis fugiram da invasão dos mouros, e depositado no mosteiro de Celanova, perto de Ourense.

Mais tarde, as suas relíquias foram distribuídas por vários mosteiros da Galiza e do norte de Portugal.

No ano de 1059 (cerca de cem anos antes da independência de Portugal), já existia o mosteiro de S. Torcato, perto de Guimarães, o mais célebre centro português da devoção ao santo bispo, o qual veio a dar o nome a muitas aldeias no Minho.

O CORPO INCORRUPTO... SERÁ MESMO O DE S. TORCATO?

Em 1637 numas escavações que se fizeram na vila de S. Torcado, descobriu-se um tumulo, dentro do qual apareceu um corpo incorruto revestido de alva com um cajado ao lado.

Começaram então a dizer que era o corpo de S. Torcado, o varão apostólico que vindo de Roma morreu em Cádiz depois trazido para a Galiza e posteriormente para o mosteiro com o seu nome, perto de Guimarães

Pensam os historiadores modernos que tal hipótese é falsa. As razões que apontam são que muitas reliquias do corpo foram distribuídas pelos mosteiros da Galiza. Ora o corpo do «santo» de Guimarães está completo. São Torcato era bispo ora o corpo não se encontrva revestido com vestes de bispo mas com os de peregrino (túnica e cajado). Nenhum dos documentos antigos que referem à fundação e à história do mosteiro, fala do corpo incorrupto de tal santo. Como é que iria aparecer 600 anos mais tarde? De que é então? Não se sabe!

O corpo incorrupto desenterrado em 1637, que se encontra na Igreja monumental da freguesia de S. Torcato não é o do santo cuja a biografia recordamos hoje mas também ninguém lhe nega as numerosas graças concedidas por seu intermédio assim como tal não parece diminuir a devoção que o povo lhe dedica

Sem comentários: