26 de fevereiro de 2010

PALAVRA DO SENHOR PARA O DIA DE HOJE

LEITURA I Ez 18, 21-28

«Será porventura a morte do pecador que Me agrada? Não é antes que se converta e viva?»

Leitura da Profecia de Ezequiel

Assim fala o Senhor Deus:
«Se o pecador se arrepender de todas as faltas que cometeu,
se observar todos os meus mandamentos
e praticar o direito e a justiça,
certamente viverá e não morrerá.
Não lhe serão lembrados os pecados que cometeu
e viverá por causa da justiça que praticou.
Será porventura a morte do pecador que Me agrada?
— diz o Senhor Deus —
Não é antes que se converta do seu mau proceder e viva?
Mas se o justo se desviar da justiça e praticar o mal,
imitando as abominações dos pecadores,
porventura viverá?
Não mais será recordada a justiça que praticou;
por causa da prevaricação em que caiu e do pecado que cometeu,
ele morrerá.
E vós dizeis:
‘O modo de proceder do Senhor não é justo’.
Escutai, casa de Israel:
Será o meu modo de proceder que não é justo?
Não será antes o vosso modo de proceder que é injusto?
Quando o justo se afastar da justiça,
praticar o mal e vier a morrer,
morrerá por causa do mal cometido.
Quando o pecador se afastar do mal que tiver realizado,
praticar o direito e a justiça,
salvará a sua vida.
Se abrir os olhos e renunciar às faltas que tiver cometido,
certamente viverá e não morrerá».


Palavra do Senhor.



--------------------------------------------------------------------------------


SALMO RESPONSORIAL Salmo 129 (130),1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 3)

Refrão: Se olhais para os nossos pecados,
Senhor, quem poderá salvar-se?

Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor,
Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos
à voz da minha súplica.

Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão,
para Vos servirmos com reverência.

Eu confio no Senhor,
a minha alma espera na sua palavra.
A minha alma espera pelo Senhor
mais do que as sentinelas pela aurora.

Porque no Senhor está a misericórdia
e com Ele abundante redenção.
Ele há-de libertar Israel
de todas as suas faltas.




--------------------------------------------------------------------------------

SEXTA-FEIRA,26 DE FEVEREIRO

EVANGELHO Mt 5, 20-26

«Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus,
não entrareis no reino dos Céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos:
‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’.
Eu, porém, digo-vos:
Todo aquele que se irar contra o seu irmão
será submetido a julgamento.
Quem chamar imbecil a seu irmão
será submetido ao Sinédrio,
e quem lhe chamar louco
será submetido à geena de fogo.
Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar
e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa lá a tua oferta diante do altar,
vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão
e vem depois apresentar a tua oferta.
Reconcilia-te com o teu adversário,
enquanto vais com ele a caminho,
não seja caso que te entregue ao juiz,
o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.
Em verdade te digo:
Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».


Palavra da salvação
.

Sem comentários: