25 de fevereiro de 2010

ESTER-ANTIGO TESTAMENTO




Vários anos após Jerusalém ter sido conquistada e os judeus terem sido levados para a Babilônia, uma jovem judia chamada Ester teve oportunidade de prestar um grande serviço a seu povo. Ester era uma mulher bonita; porém, muito mais importante do que isso, ela era fiel, humilde e corajosa. Essa jovem foi tão extraordinária que "alcançava graça aos olhos de todos quantos a viam". (Ester 2.15) No quinto ano de seu reinado, Assuero, rei da Pérsia e da Média, queria encontrar uma rainha para o seu país. (Ver Ester 2:3-4.) Mardoqueu, que era primo de Ester e a criara depois que os pais dela haviam morrido, trabalhava no palácio do rei e levou-a para lá. (Ver Ester 2:5, 7-8.) As extraordinárias qualidades de Ester impressionaram o rei, e ele “amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência (...); e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha (.. .)" (Ester 2:17)

Em poucos anos, Ester enfrentou um grande teste de fé e confiança em Deus. Hamã, poderoso conselheiro do rei, ficou zangado quando Mardoqueu não quis prostrar-se diante dele. Hamã quis matar Mardoqueu e mentiu para convencer o rei de que todos os judeus do reino deveriam ser destruídos. (Ver Ester 3:2-6, 8-9.)
O rei enviou mensageiros por todas as províncias, dizendo que todos os judeus deveriam ser mortos. (Ver Ester 3:13.) Houve grande tristeza entre os judeus, e a rainha Ester enviou um servo a Mardoqueu a fim de saber o que acontecera. Depois de explicar sobre o plano de destruição perpetrado por Hamã, Mardoqueu enviou uma mensagem pedindo veementemente à Ester que fosse falar com o rei e implorasse em favor de seu povo. (Ver Ester 4:1-3; 5, 7-8.)

O pedido atemorizou Ester. O rei promulgara uma lei de que toda pessoa que entrasse no pátio interior sem ser chamada poderia ser sentenciada a morte pelo rei. (Ver Ester 4: 11.) Quando Ester enviou suas palavras a Mardoqueu, dizendo que era perigoso para ela dirigir-se ao rei, Mardoqueu replicou que ela estava em posição de salvar seu povo da destruição: “(...) Quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" (Ester 4:14) Ester enviou outra mensagem a Mardoqueu, pedindo-lhe, bem como a todos os outros judeus, que se unissem a ela em três dias de jejum e oração. Terminados esses três dias, Ester buscaria o favor do rei. (Ver Ester 4:16.)

Ester não contara ao rei Assuero que era judia, portanto, ele não sabia que seu decreto poderia significar a morte da esposa também. (Ver Ester 2:10.) Após orar e jejuar, pedindo apoio e inspiração, Ester entrou no pátio interior do palácio para falar com o rei. Assuero levantou o cetro para indicar que Ester era bem-vinda e, depois, prometeu-lhe que concederia qualquer coisa que ela pedisse. (Ver Ester 5:1-3.) O pedido de Ester foi simples: ela convidou Assuero e Hamã para um banquete. No banquete, Assuero perguntou novamente a Ester o que poderia fazer por ela. Desta vez, ela respondeu: “[de-me] a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo". (Ester 7:3) Quando o rei ouviu tudo o que Ester tinha a lhe dizer, decretou que Hamã fosse enforcado na forca que o próprio Hamã fizera para enforcar Mardoqueu. (Ver Ester 7:5-9.)

Ester confiou no Pai Celestial quando arriscou a vida indo falar com o rei Assuero. Devido a sua fidelidade e ao jejum e as orações dos judeus na Pérsia, eles foram salvos da destruição e abençoados com mais prosperidade na terra. (Ver Ester 10:3.)

Resumo

Ester, uma bela mulher judia de grande fé e coragem, casou-se com o rei da Persia. Hamã, um dos servos do rei, ficou zangado porque um judeu recusou-se a prostrar-se diante dele. O servo queria que todos os judeus fossem mortos. O rei, não sabendo que a rainha Ester era judia, concordou com o plano de exterminar todos os judeus. Depois de pedir ao seu povo que orasse e jejuasse por três dias, Ester arriscou a vida indo até o rei e pedindo-lhe que salvasse seu povo. Ele concedeu seu pedido, e os judeus foram salvos da morte

1 comentário:

24159345789 disse...

ta dificil encomtrar mulher como

essa nois dias de hoje seculo 21