30 de janeiro de 2010

NOSSA SENHORA- MARIA AUXILIADORA



O quadro idealizado por Dom Bosco


Olhando a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, Dom Bosco dizia: "Cada pedra desta igreja representa uma graça."
No altar-mor desta Igreja, encontra-se a Imagem de Maria Auxiliadora, "Virgem de Dom Bosco", o miraculoso QUADRO, tamanho sete metros por quatro. É a representação mais generalizada e em todo o mundo conhecida de Nossa Senhora Auxiliadora.
Menino ao colo, no braço esquerdo, A Virgem, de cetro e coroa. Rodeada pelos Anjos, Apóstolos e Santos, símbolo da Igreja Triunfante.
A Santíssima Trindade está representada pelo Filho de Deus, que Maria aperta ao coração, pelo Espírito Santo que adeja sobre a Sua cabeça em forma de pomba, e pelo Olho Divino, símbolo do Deus e Criador do Universo, que do alto domina o quadro.
Por baixo, entre os dois Apóstolos maiores, abre-se a visão da colina de Superga e a igreja do Valdoco.
Apóstolos e Evangelistas, capitaneados por São Pedro e São Paulo parecem indicar com a oferta das chaves e o gesto da mão, que sempre devemos ter fé na Virgem Auxiliadora.
Os outros Apóstolos ficam de olhos fitos n'Ela, mostrando assim aos fiéis que É PRECISO RECORRER E CONFIAR EM MARIA.
Se pensarmos que os Apóstolos são os fundamentos da Igreja e os seus propagadores, compreenderemos facilmente qual foi o intuito de Dom Bosco ao querer Maria rodeada pelos homens que fundaram a Igreja, com a sua pregação, as suas virtudes e o seu sangue
Este quadro de Maria Auxiliadora em Turim mostra-nos realmente a Virgem de Dom Bosco como único e singular baluarte e torre invencível da Igreja e dos Cristãos.
No último dia da sua vida terrena, Dom Bosco, exausto após dois meses de doença, repentinamente, ao ouvir os sinos da Basílica tocarem o Angelus, iluminou-se-lhe o rosto e os seus lábios soltaram um grito de entusiasmo: VIDA MARIA !
Foi o programa e conclusão de toda a sua vida, consagrada a Nossa Senhora, toda a razão de sua e nossa esperança.

Sem comentários: