1 de dezembro de 2009

VISITA DO SANTO PADRE A FÁTIMA DE 11 A !5 DE MAIO DO ANO 2010



Papa diz que Igreja está próxima dos doentes de SIDA
Bento XVI deixa apelo de esperança no início do Advento


Comunicado final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
Bispos preparam
Visita de Bento XVI: decisão final nas mãos do Papa
Lisboa, Fátima e Porto deverá ser o itinerário entre 11 e 14 de Maio de 2010
A decisão final sobre o programa da visita de Bento XVI a Portugal, no próximo ano, está neste momento nas mãos do próprio Papa, revelaram os Bispos do nosso país e o próprio Vaticano. Certo é que a chegada a Lisboa será a 11 de Maio e que a partida para Roma será a 14.

O presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, disse esta Quinta-feira em Fátima que foi apresentado ao Vaticano um esquema de visita, com “hipótese de várias iniciativas”.

“A última palavra é sempre do Santo Padre”, assegurou. No mesmo sentido se pronunciou em Roma o Pe. Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, assegurando que a decisão final é do Papa.

D. Jorge Ortiga admite que haverá encontros e celebrações em vários lugares, admitindo iniciativas com o mundo da cultura, o mundo sócio-caritativo, sacerdotes e agentes pastorais. Em Fátima, assegurou, a visita seguirá o “esquema habitual” das celebrações na peregrinação de Maio.

Este responsável confirmou ainda que D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, pediu que o Papa “tivesse um espaço” na Cidade do Porto.

O Arcebispo de Braga recordou também que é preciso ainda definir a parte “civil”, os contactos com a Presidência da República e com o governo.

No comunicado final da Assembleia plenária desta semana, os Bispos “manifestaram o seu regozijo” pela próxima visita do Papa, apelando ao “revigoramento da fé e o testemunho de justiça e caridade, nestes tempos em que tantos irmãos nossos vivem com grandes dificuldades”.

Os Bispos das Dioceses que o Papa visitará nomearam coordenador geral D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa. Será responsável pelas celebrações litúrgicas o Pe. Carlos Cabecinhas, Director do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima.

O responsável pelo sector das Comunicações Sociais será o Pe. Manuel Morujão, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal.

Os Bispos esperam que este “não seja um mero acontecimento passageiro”, desejando que existam “oportunas iniciativas de preparação que tenham depois da visita a devida sequência quanto à concretização das mensagens que o Santo Padre nos deixar”.

Sem comentários: