16 de dezembro de 2009

PALAVRA DO SENHOR PARA O DIA DE HOJE


Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009.
SANTO DO DIA: Santa Adelaide, Imperatriz da Alemanha; Beata Maria dos Anjos Fontanella, Virgem


Primeira Leitura: Isaías 45, 6-8.18.21-25
Leitura do livro do profeta Isaías:
Naqueles dias, 6a fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival; 7formei a luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade. Sou eu o Senhor, que faço todas essas coisas. 8Que os céus, das alturas, derramem o seu orvalho, que as nuvens façam chover a vitória; abra-se a terra e brote a felicidade e ao mesmo tempo faça germinar a justiça! Sou eu, o Senhor, a causa de tudo isso. 18Eis o que diz o Senhor que criou os céus, ele, o único Deus que formou a terra e a estabilizou, que não a criou para que seja um caos, mas a organizou para que nela se viva: eu sou o Senhor, e não tenho rival. 21Fazei valer vossos argumentos, consultai-vos uns aos outros: quem havia predito o que se passa, quem o tinha anunciado desde longa data? Não fui eu, o Senhor, e nenhum outro? Não há Deus fora de mim. 22Volvei-vos para mim, e sereis salvos, todos os confins da terra, porque eu sou Deus e sou o único, 23juro-o por mim mesmo! A verdade sai de minha boca, minha palavra jamais será revogada: todo joelho deve dobrar-se diante de mim, toda língua deve jurar por mim, 24dizendo: É só no Senhor que se encontra a vitória e a força. A ele virão envergonhados todos aqueles que se tinham levantado contra ele; 25mas toda a raça de Israel achará no Senhor o triunfo e a glória.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

SALMO 84

Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele. Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra.
R: Os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!

A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir,
a justiça e a paz de novo se darão as mãos.
A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu.
R: Os céus lá do alto derramem o orvalho,
que chova das nuvens o justo esperado!

Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios,
e nossa terra produzirá seu fruto.
A justiça caminhará diante dele,
e a felicidade lhe seguirá os passos.
R: Os céus lá do alto derramem o orvalho,
que chova das nuvens o justo esperado!




Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 19-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas:
Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?" 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: "João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'" 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: "Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"
- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor




Comentário ao Evangelho do dia feito por São Gregório de Agrigento (c. 559-c. 594)
Bispo - Comentário sobre o Eclesiástico, 10, 2 (a partir da trad. breviário)
«A Boa Nova é anunciada aos pobres»
A luz do sol, vista com os olhos do nosso corpo, anuncia o sol espiritual, «o Sol de justiça» (Ml 3,20). Foi realmente o sol mais suave que Se levantou para os que, naquele tempo, tiveram a felicidade de ser Seus discípulos, e de O olhar com os seus próprios olhos enquanto partilhou da vida dos homens como se fosse um homem comum. E, no entanto, era também por natureza Deus verdadeiro; foi por isso que pôde dar a vista aos cegos, fazer andar os coxos e fazer ouvir os surdos; Ele curou os leprosos e, com uma só palavra, trouxe os mortos à vida.
E, ainda agora, não há nada verdadeiramente mais suave que fixar n'Ele os olhos do espírito, para contemplar e entender a Sua inexprimível e divina beleza; não há nada mais doce que ser iluminado e embelezado por esta participação e esta comunhão na luz, ter o coração apaziguado, a alma santificada, e ser preenchido por uma alegria divina todos os dias da vida presente. [...] Em verdade, este Sol de justiça é, para os que O olham, o dador da alegria, de acordo com esta profecia de David: «Os justos alegram-se e rejubilam diante de Deus, exultam de alegria!» E ainda: «Exultai, ó justos, no Senhor; louvai-O, rectos de coração» (Sl 67, 4; 33, 1).

Sem comentários: