29 de dezembro de 2009

DE BENTO XVI" SE QUERES A PAZ, CUIDA DA CRIAÇÃO"




Integridade da criação
2009-12-20
Rui Osório, jornalista e cónego


Bento XVI escolheu para o próximo Dia Mundial da Paz, 1 de Janeiro de 2010, o tema "Se queres a paz, cuida da criação". É uma boa ocasião para o Papa falar na actual e perigosa crise ecológica e na necessidade de a enfrentar globalmente, porque, na verdade, afecta todos os países.

O objectivo é fomentar uma tomada de consciência do "forte elo que existe no nosso mundo globalizado e interconectado entre salvaguarda da criação e cultivo do bem da paz", tendo em conta as "terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta".

Hoje, é impossível defender a paz sem a salvaguarda da integridade da criação. Ao apresentar a mensagem de Bento XVI, o cardeal Renato Martino, prefeito emérito do Conselho Pontifício Justiça e Paz, pediu uma "maior generosidade por parte dos países ricos para que ajudem os outros a ser mais ecológicos".

Na mensagem, o Papa afirma que é "importante reconhecer, entre as causas da crise ecológica actual, a responsabilidade histórica dos países industrializados" e que "os países menos desenvolvidos e, de modo particular, os países emergentes, não estão dispensados da sua responsabilidade para com a criação".

O cardeal Renato Martino não se esqueceu de S. Francisco de Assis, proclamado, há 30 anos, padroeiro dos ecologistas. São inesquecíveis os seus "cânticos" à integridade e beleza de todas as criaturas.

Sem comentários: