13 de novembro de 2009

ORAÇÃO DA NOITE




Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Isaac, o Sírio (séc. VII)
Monge perto de Mossul
Discursos ascéticos, 1.ª série (a partir da trad. DDB 1981 rev.)
«O Reino de Deus está entre vós»
Os demónios temem-no, mas Deus e os anjos desejam o homem que com fervor, dia e noite, procura Deus no seu coração, e que para longe de si afasta as ofensas do inimigo. O lugar espiritual de um homem assim puro de alma está no interior de si mesmo: o sol que brilha nele é a luz da Santíssima Trindade; o ar que os seus pensamentos respiram é o Espírito Santo consolador. E os santos anjos estão com ele. A sua vida, a sua alegria, o seu júbilo, são Cristo, luz da luz do Pai. Um tal homem rejubila a todas as horas da contemplação da sua alma, e maravilha-se com a beleza que nela vê, cem vezes mais luminosa que o esplendor do céu.
É Jerusalém. É o «Reino de Deus guardado em nós mesmos», segundo a palavra do Senhor. Esse país é a nuvem da glória de Deus, onde apenas os corações puros entrarão, para contemplar a face de seu Mestre (Mt 5, 8), e o enteme entrego confiante na Tua misericórdia.
ORAÇÃO DA NOITE DEPOIS DE MEDITAR O COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE HOJE
Afastai para longe as perseguições do inimigo, renovai este meu coração para que o meu novo dia seja mais fiel à vossa palavra e que tudo quanto faça seja cada vez mais feita com a recta intenção de Vos agradar.
Que a Jerusalém seja a minha preocupação e saiba que a Tua bondade quer servir-se de mim para ser caminho para quem encontre no caminho.
Perdôa, Senhor, todas as minhas infidelidades deste dia e fortalece a nova aurora de estrelas fiéis ao brilho que delas irradia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Neste momento de oração Te peço de um modo especial por todos os sacerdotes para quem o ano sacerdotal. em que o santo padre colocou tantas esperanças, se torna um ano como outro qualquer. Converte-os a fim de que o teu reino chegue a todos nós pelo seu testemunho. Que posso eu fazer por esta intenção?
Fala, Senhor,que Teu servo escuta, apesar de todo o meu cansaço, Que o seu entendimento que têm do Senhor seja iluminado pelos raios da Tua sabedoria e do Teu coração. Desprende-os do seu comodismo e desperta neles um maior amor pelas almas. Alguns não aquecem e mantêm-se frios. Perdôa-lhes e lança-os ao Largo.
Agora que vou descansar,a Ti, Senhor,mas com alma amarga porque não és amado.

Sem comentários: